domingo, 30 de agosto de 2009

Rock 'n' roll, um endiabrado filho bastardo


A história ainda é muito controversa e gera estrondosos bate-bocas. Mas muitos historiadores apontam a canção "Rocket 88", gravada em 1951, por Ike Turner (letra) e o saxofonista Jackie Brenston (música), como a primeira gravação de rock. 
Lançada pela Chess Records, a música não é a rigor rock. Ela está mais pra um rhythm & blues metamórfico e bem próximo da idéia do que viria a ser o rock 'n' roll, uma música revolucionária culturalmente, com heranças tanto brancas (country and western e o bluegrass) quanto negras (blues, R&B, gospel e outros). 
Outros (talvez os mais puristas), entretanto, são irredutíveis e capazes de jurar sobre a Bíblia que a criação efetiva do rock 'n' roll só se deu com a cristalização do gênero. Ou seja, em 1954, com o lançamento de “We’re Gonna - Rock Around The Clock”, de Bill Haley and The Comets. Pra agradar alguns, vai aqui o vídeo de "Rocket 88" e aqui o de “We’re Gonna - Rock Around The Clock”. De qualquer forma, rock é rock e não importa a sua paternalidade. O Raul Seixas, por exemplo, disse que ele é filho do Diabo.
PS.: Dizem as más línguas que a banda “Jackie Brenston And His Delta Cats” (foto) nunca existiu. Foi na verdade uma grande jogada comercial de Ike Tuner.