quinta-feira, 8 de outubro de 2009

10.000 imagens do melhor fotojornalismo do mundo na Internet

A World Press Photo, que organiza o mais importante prêmio de fotojornalismo do mundo, colocou na Internet todo o seu acervo. São mais de 10 mil fotos produzidas desde 1955, quando a organização (sem fins lucrativos) começou a premiar as melhores fotos publicadas na Imprensa mundial. Até este ano, foram outorgados 2.100 prêmios a 1.373 fotógrafos de 79 nacionalidades. O arquivo foi organizado por ano do concurso, tema e veículo de imprensa.
Apesar de 2 anos de trabalho, a World Press tem sido lenta para dar dinâmica ao projeto. O arquivo está incompleto, pois algumas imagens foram perdidas e, em casos isolados, o nome do fotógrafo não é identificado. Para corrigir esta deficiência, a organização solicitou ajuda dos usuários, que podem colaborar nesse sentido ou até corrigir eventuais erros. Enfim, é uma verdadeira preciosidade que agora está ao alcance de todos. É só clicar aqui e pronto.
Imagem de Luiz Vasconcelos (10/03/09) – Uma ação policial para desocupação de um terreno em Manaus. A foto ganhou o primeiro prêmio na categoria Geral.