domingo, 13 de dezembro de 2009

Aconteceu em Woodstock



-->
O novo filme do diretor de "O tigre e o dragão", "Hulk" e "O segredo de Brokeback Mountain" chegou ontem aos cinemas tupiniquins. Trata-se do “Aconteceu em Woodstock” (Taking Woodstock), uma comédia com coloração hippie, onde Ang Lee retrata o emblemático festival da contracultura, realizado entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969. O filme é uma adaptação do livro “Taking Woodstock: A True Story of a Riot, A Concert, and A Life, de Elliot Tiber.
O longa é baseado a história real de Elliot, um aspirante a designer de interiores de Greenwich Village, mas que trabalha num hotel da família ameaçado de despejo. A sua única alternativa para arrecadar dinheiro e tirar a família da falência é oferecer a grande propriedade rural na cidade de Bethel, no estado de Nova York, para a organização de um festival de rock. E tudo deu no que deu. Veja no Cinema em Cena sinopse completa, trailer oficial e ficha técnica. Só para relembrar os pouco mais de 40 anos de Woodstock, vai aqui também vídeo do The Who, Carlos Santana e Jimi Hendrix.
O lendário festival de Woodstock fez 40 anos em agosto. Foram 3 dias de sexo, drogas e rock'n'roll (aliás, esta expressão foi ali criada), onde estavam presentes quase todos os artistas da música pop da época. Uns dizem que foram cerca de 200.000 pessoas, outros entretanto asseveram que este número passou da casa das 500.000. Se há dúvidas quanto à exatidão deste número, uma coisa é certa: Woodstock marcou definitivamente o final de toda a inquietação hippie dos anos 60 e da contracultura. Foi na verdade o ocaso de uma geração, que queria transformar o mundo com flores, drogas, paz e amor. Mas, enfim, o sonho acabou e a Era de Aquárius ficou bem mais distante.