sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Ilusão de Ótica



Haja imaginação. É o que não falta aos usuários de LSD. Para potencializar os seus efeitos, os malucos descobriram agora uma nova forma mais rápida de viajarem ao mundo psicodélico. Basta colocar uma pequena parte do papelote da droga nos olhos e pronto. Em poucos minutos o passageiro dessa insanidade entra em órbita. Mas uma órbita perigosa que pode lavar ao eterno Buraco Negro: a cegueira.
Em declarações ao jornal espanhol “Periodista Digital”, Julia Aguilar, responsável técnica ligada ao ministério da saúde espanhol, explica que “a administração de ácido através dos olhos foi detectada, na sua maioria, em grupos de usuários com um longo histórico no abuso de várias substâncias entorpecentes” e têm mais de 25 anos. Ou seja: aqueles que embarcam em todas.
Aguilar alertou sobre o risco que envolve esta forma de consumir drogas, tanto fisicamente por possíveis danos irreversíveis aos olhos, como os problemas que pode causar ao sistema nervoso central. “A mucosa conjuntiva absorve rapidamente e torna o sentimento mais intenso e duradouro”, diz ela.
Segundo o relatório apresentado, esta forma de consumo acelera os efeitos da droga porque, ao não ser metabolizado pelo fígado, que processa tudo que é ingerido por via oral, a substância chega mais rápido ao sistema nervoso central. O efeito se nota 15 ou 20 minutos depois, quando pela via oral demoria em média 40 minutos.
  • Veja também as “viagens psicodélicas sobre 4 rodas” do Blogpaedia.

Segue abaixo excertos sobre a via de absorção do LSD, questionada pelo Marcus Bode. A íntegra da polêmica pode ser lida nos comentários deste post. Assim, espero que qulquer dúvida tenha sido dirimida.
Marcus - “Nao é por nada nao, mas o LSD em 99% das vezes nao é utilizado por via oral, e sim por via SUBLINGUAL. (pode pesquisar, sao vias diferentes) Por isso q tem q por ele debaixo da lingua e deixar” (...)

Zém“C
reio que esta é uma questão meramente semântica” (...)

Marcus
O que quis dizer nao é apenas que o termo ta errado. O que voce talvez nao entendeu é que nao tem logica o ultimo parágrafo, porque ele ta demonstrando a "vantagem" da administraçao pelo olho por evitar o metabolismo de primeira passagem pelo figado” (...)
Zém“O que vai determinar de como a droga retida na boca vai ser absorvida pelo organismo depende fundamentalmente de sua composição química. Umas podem ficar retidas na boca e serem absorvidas diretamente pela mucosa oral. Outras porém só são absorvida pela mucosa intestinal.(...)

Marcus - O principal pilar da argumentacao dela do porque da via ocular dar mais efeito seria a ausencia de metabolismo de primeira passagem pela via ocular, mas isso tambem nao ocorre na via sublingual, logo nao é por isso q TEORICAMENTE pelo olho a onda é maior. Pode ser que por via ocular se obtenha um efeito maior? Sim, pode, mas nao é pelo argumento apresentado. Por isso reafirmo que o ultimo paragrafo ta completamente ERRADO (...) Se prestar bastante atencao, eu disse que PROVAVELMENTE a ideia de ficar mais doidao era so efeito placebo, pq isso é o q mais ocorre com drogas de abuso. (...)