sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A Saudável Doença do Beijo

Cuidado. O beijo na boca pode causar algumas doenças. Uma delas, muito comum, mas pouco conhecida, é a monocleose infecciosa, conhecida popularmente como doença do beijo, que pode levar à meningite, anemia hemolítica e outras enfermidades.
Causada pelo vírus Epstein-Barr, a mononucleose é altamente contagiosa e pode ser transmitida pela saliva, pelo contato sexual e por transfusão de sangue. Atinge qualquer faixa etária, mas é mais comum entre adolescentes e jovens adultos.
De acordo com a dra. Isabela Baraúna, infectologista do Bronstein Medicina Diagnóstica/DASA, alguns cuidados pessoais podem evitar a contaminação. “Os principais fatores para a proliferação da mononucleose são as más condições de higiene pessoal e a grande concentração de pessoas em um pequeno espaço, que propicia aglomeração e facilita a dispersão do vírus”, explica.
A doença causa febre, dor de garganta, mal estar, fadiga, aumento de gânglios (com dores), de fígado e baço. Os sintomas duram em média três semanas e cerca de 10% dos casos apresentam erupção cutânea, deixando a pele avermelhada e com aspecto de lixa.
Bem, sem qualquer outro comentário, faço minhas as palavras do poeta russo, Vladimir Maiakovski: é melhor morrer de vodca do que de tédio.
-->