quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Tatuagens Vivas

Segundo a Wikipedia, Realidade Aumentada (RA) é uma linha de pesquisa dentro da Ciência da Computação que lida com integração do mundo real e elementos virtuais ou dados criados pelo computador. Pois bem. Até aí nada de novo no reino da Dinamarca. A novidade agora é o uso dessa tecnologia na criação de tatuagens.

E nessa os nossos hermanitos argentinos da empresa ThinkAnApp (pense em um aplicativo, em tradução livre) não foram nada originais e copiaram (pra variar) a idéia original brazuca da tatuagem em RA (veja aqui). Criaram na verdade um software que reconhece o código de barras aplicado sobre superfícies curvas do corpo humano.

A olho nu, o desenho aplicado na pele não passa de um mero quadradinho aparentemente sem vida e sem cor. Mas quando é visto através de uma webcam, a imagem que salta aos olhos é a de um dragão alado animado em 3D, que parece flutuar sobre o corpo. Portanto, esqueça as tribais e coisa que o valha feitas com aqueles motorzinhos de barulho irritante. São quinhilharias do passado. Mesmo porque em breve teremos no mercado aparelhos celulares com RA.