quarta-feira, 24 de março de 2010

Sensualidade e Mistério



Não sou conhecedor da cultura gótica. Conheço apenas o que é transmitido pela indústria fonográfica. O que, convenhamos, não é uma fonte segura e séria. Ao contrário: ela é altamente perniciosa. Pra vender discos, cria mitos e estereótipos conforme seus interesses financeiros.
Se eles são macabros, melancólicos, sombrios, suicidas, depressivos, do bem ou do mal, não sei. Nem cabe a mim julgar quem quer que seja, mesmo porque o comportamento deles não interfere na liberdade coletiva e também nunca tive qualquer problema com eles. Só os preconceituosos se incomodam.
Independentemente das boas ou más línguas, o que eu pude constatar num rápido passar de olhos é que se trata de uma tribo do universo underground urbano, destacada por ter uma cultura literária mais sofisticada. A música é de ótima qualidade, caracterizada principalmente por letras mais elaboradas e por melodias mais ricas. (veja aqui um artigo interessante sobre o assunto). As bandas góticas são extremamente profissionais e primam pelo respeito ao seu público. O mesmo não se constata em outras tribos.
Além da música diferenciada, o que mais chama a atenção nos góticos é o estilo das mulheres. Seus rostos pálidos cobertos por uma maquiagem sempre carregada e suas vestes pretas e vermelhas chamam a atenção de todos, num misto de sensualidade e mistério. Uma beleza que transita sobre os nossos olhos sobre uma linha tênue entre o desejo latente e o sentimento aterrador, configurando-se, grosso modo, num embate inconsciente entre Eros e Thanatos.
Para satisfazer a curiosidade de muitos, vai aqui o link para o mega portal Gothic Model Gallery, onde garotas góticas desfilam toda a sua sensualidade e mistério em fotos reproduzidas com criatividade, arte e glamour, mas também com alguma crueldade. São fotos para todos os gêneros e estilos. As mulheres curiosas também encontrarão imagens de modelos masculinos.
São mais de 100 galerias, compostas por fotos que vão desde poses discretas e inocentes ao nu total. Claro que muitas não são góticas autênticas mas sim composições feitas por modelos fotográficos. Mas, de qualquer forma, vale pra se ter uma idéia do estilo gótico feminino.
Adicionar imagem
-->

Como disse anteriormente, não sou grande conhecedor da cultura e música gótica, mas já ouvi algumas bandas e destaco as seguintes as quais eu gostei muito: Lacuna Coil, Sirenia, Bauhaus, After Forever, Épica, Tristania, Cradle of Filth, The Agonist.

Conheça também o mega-portal Gothix Girls (via Olhar de Lilith). Além de trazer notícias sobre o universo gótico (cantoras e bandas), o site oferece links para os blogues das modelos, fórum de debates e um chat (inglês e castelhano).