terça-feira, 13 de abril de 2010

Um Dote Que Garante Sucesso Profissional

culto ao corpo   clave do sul


Ao contrário do que muita gente imagina, o "capital erótico" não é só um recurso que envolve as relações sexuais ou amorosas. Ele está presente também no mercado de trabalho e na interação social cotidiana. E em muitos casos pode ser mais importante que a formação acadêmica ou a experiência profissional, sobretudo em algumas áreas específicas como, por exemplo, artística, esportiva, comunicação e política.

Segundo a socióloga britânica Catherine Hakim, da London School of Economics and Political Science, “há uma espécie de recompensa financeira da beleza na sociedade”. E esta diferença é chamada “capital erótico”, o termo sociológico que representa o quarto ativo pessoal mais valioso (os demais são: o econômico, o cultural e o social).

carla_bruni_sarkozy2 david_beckham-3883

“Pessoas que têm "capital erótico" acima da média são mais persuasivas. Quase sempre vistas como mais honestas e competentes. É mais fácil para elas fazer amigos, conseguir empregos e casar. Geralmente, elas ganham, em média, de 10 a 15 % a mais”, diz a autora no estudo.

vaidade

As mulheres, de acordo com o estudo de Hakim, são as que sabem tirar melhor proveito disso, porque usam a vaidade a seu favor, pois geralmente trabalham mais para ele do que os homens. Mas se engana quem pensa que o capital erótico é usado para compensar a falha em outro quesito. Ele se tornou tão importante quanto as demais formações pessoais.

angelina-jolie-1

“David Beckham (acima à dir), a primeira dama francesa, Carla Bruni (acima à esq.), e Angelina Jolie (acima), por exemplo, têm o poder de atração, pois são o centro das atenções sempre que entram num recinto. A vantagem que o 'capital erótico' pode trazer ao mercado de trabalho é tão significativa que ultrapassa muitas vezes as qualificações acadêmicas” diz ela.

Confira os 6 componentes do tal “capital erótico”.

capital eroticos 1

Beleza – Valorização de homens e mulheres de olhos grandes, lábios carnudos e pele bronzeada.

Atratividade sexual - Ter corpo sexy, estilo e personalidade são atributos essenciais.

Atratividade social: É uma mistura de graça, charme e outros dotes sociais, como habilidade para deixar o outro à vontade.

Vivacidade – É também uma mistura de bom condicionamento físico, energia social e bom humor.

Apresentação - É a forma como você se veste, usa maquiagem e estilo do cabelo. Ou seja: a tal boa apresentação.

Sexualidade – É outra mistura distintiva, que inclui competência sexual, energia e jovialidade.

Bem, para quem está preocupad@ com os tais “dotes eróticos”, a boa notícia é que, segundo a pesquisadora, “o capital erótico também implica em ter talento e habilidade e pode ser treinado, desenvolvido e aprendido”.


Fontes: aqui, aqui e aqui (foto).