segunda-feira, 19 de abril de 2010

Estudo diz que fumantes têm QI mais baixo

Que o cigarro faz mal à saúde não é novidade alguma e tudo mundo sabe disso (fumantes e não-fumantes). Agora, que ele afeta o QI é uma grande novidade.
Segundo pesquisa publicada no U.S. National Library of Medicine National Institutes of Health, quem fuma não só perde em qualidade de vida como também uns pontinhos no Quociente de Inteligência.


O QI médio para não fumantes foi de 101, enquanto que para os que começaram a fumar antes de entrarem para o exército chegou a 94. Mas este número cai quanto mais cigarros são consumidos por dia. Ou seja: para quem fuma de um a 5 cigarros por dia, o quociente foi de 98 e de 90 para os que fumam mais de um maço diariamente.
***
O QI é um número que estatisticamente compara os acertos de um indivíduo num teste padronizado com os acertos típicos de uma população da mesma faixa etária. Aqueles que acertam dentro da média das pessoas da sua idade apresentam um QI de 100, enquanto que valores acima ou abaixo disso indicam acertos respectivamente acima ou abaixo da média. Em linhas gerais, pode-se dizer que:
- QI menor ou igual a 74 indica limitações mentais significativas
- QI entre 75 e 89 representa o limite inferior da normalidade
- QI entre 90 e 110 é o nível mediano
- QI entre 111 e 125 é o limite superior da normalidade
- QI maior ou igual a 126 indica superdotação intelectual.

Fonte