terça-feira, 6 de abril de 2010

Tennis Girl: A Imagem Mais Vendida E Copiada

A fotografia “Tennis Girl” feita pelo fotógrafo Martin Elliott em setembro de 1976 é uma das fotos mais vendidas e reproduzidas da história. Elliott, que acaba de falecer, era estudante de fotografia na Universidade de Birmingham e na ocasião pediu à sua então namorada Fiona Butler, com 18 anos na época, para posar para ele.
Fiona foi clicada no momento que caminhavs de costas em direção à rede com uma raquete na mão direita e com a esquerda levanta o seu vestido demonstrando que estava sem calcinha.
Mas esta imagem representou muito mais que isso e rapidamente se tornou um ícone da década de 1970. Foi na verdade uma provocação aos padrões sociais e moralistas da época. Também não deixou de representar uma forma de liberação sexual.
E assim Elliott conseguiu passar para os anais da história da fotografia com mais de dois milhões de cópias vendidas do retrato original (ao preço de 2 libras - cerca de 6 reais).
O sucesso foi tal que surgiram paródias de várias vertentes. Desde a versão Lego, do fotógrafo Balakov, do humorista Alan Carr (acima à dir.) ou da glamorosa cantora australiana Kylie Minogue, passando por propaganda de materias esportivos e pela criativa arte do body painting (última à esq.).Fonte.