sexta-feira, 28 de maio de 2010

As Fobias Estrelares de Hollywood

linha fina
Entre os astros e estrelas mais fóbicos está Alfred Hitchcock. Ele quase pirou por temer ovos.

Para a maioria das pessoas, as fobias dos outros parecem bizarras e engraçadas, muitas vezes até se transforma em motivo para chacota. O medo é um dos sentimentos extremamente humano e de certa forma inconscinte. Quem nunca teve aquela sensação de perigo e de que algo ruim poderá nos atingir? Até aí, tudo normal.
Entretanto, o medo passa a ser um grande problema quando se torna obsessivo, irracional e desproporcional à ameaça real. Neste caso, ele passa a ser fobia. A fobia é uma crise de pânico desencadeada em situações específicas e impossível de ser dominada, mas que pode ser tratada com excelentes resultados. (v. aqui maiores detalhes).
Exagerando um pouquinho, se existe algum lugar no mundo onde a fobia faz praticamente parte do DNA dos seu habitantes estrelares, esse lugar se chama Hollywood. Tudo na terra do cinema é over: grana, fama, ego. E com a fobia não poderia ser diferente.
Entre os astros e estrelas mais fóbicos podemos citar o nome de Alfred Hitchcock. O lendário diretor quase pirou por temer ovos. Sim, uns simples ovos de galinhas. Era ovofóbico.
Mas o campeão de fobias é Woody Allen. O fantástico diretor até mereceria um capítulos à parte tão vasta é a sua lista. Tem fobia de insetos, luz do sol, cores brilhantes, cachorros, crianças, altura, espaços fechados, multidão. Ufa! Além de todas essas fobias, é hipocondríaco e mede a temperatura de hora a hora para ver se está com febre.
Charlize Theron reconheceu publicamente que passou a sofrer de TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) depois de ter testemunhado o assassinato de seu pai e de sua mãe quando ela era apenas uma criança. A sua fobia? Não é medo da morte ou de armas, como o esperado depois dessa tragédia. O que ele mais teme são os armários desmontáveis (modulares).
A atriz, dançarina, cantora e não sei mais o que, Carmem Electra, tem um medo infernal de água, apesar de ter protagonizado a série “Baywatch”. Chegou a confessar que pode ter um ataque de pânico só pelo simples fato de estar perto de qualquer elemento líquido.
Um medo bastante recorrente entre os astros e estrelas é a agorofobia, medo de estar em espaços abertos (o contrário de claustrofobia). Kim Basinger, Daryl Hannah e o diretor Lars von Trier são alguns dos famosos que não se sentem confortáveis em espaços públicos. Já Barbra Streisand e Uma Thurman (foto) são claustrofóbicas. E a lista não pára por aqui.
Jennifer Aniston tem pavor de voar, Billy Bob Thornton, ex-marido de Angelina Jolie, tem medo de móveis antigos. A peituda Pamela Anderson odeia ver seu reflexo em um espelho. Por sua vez, Roger Moore tem pavor de cores claras, de antiguidades e talheres de prata, enquanto Johnny Depp (foto) tem pavor de aranhas e de palhaços (fonte).