sexta-feira, 7 de maio de 2010

Marie-Therese, a Mulher Mais Cara de Picasso

separador
Marie-Thérèse teve forte presença na produção de Picasso, principalmente em suas obras de teor erótico.
Alinhar ao centroO quadro do pintor espanho Pablo Picasso, “Desnudo, hojas verdes y busto(1932), foi leiloado na Christie's de Nova York por U$S 106,4 milhões (quase 190 milhões de reais), um recorde para obra de arte adquirida em leilões.
A tela retrata a amante do pintor, Marie-Thérèse Walter. Ela tinha apenas 17 anos e Picasso 45 quando se conheceram em 1927. O romance entre ambos foi pelo menos até 1943. Em 1935, tiveram uma filha, Maria de la Concepcion, apelidada de Maya e nunca reconhecida.
“Minha menina, você tem um rosto interessante. Quero pintá-la. Sou Picasso”. Assim Picasso se apresentou a Marie-Thérèse.
______________

Marie-Thérèse teve forte presença na produção de Picasso, principalmente em suas obras de teor erótico. Inspirou também 2 figuras femininas de “Guernica” , o célebre painel que descreve os horrores do bombardeamento feito pelos nazistas da Legião Condor (Alemanha) sobre Guernica, uma pequena cidade espanhola, durante a Guerra Civil. Enforcou-se em 20 de outubro de 1977, 4 anos depois da morte do pintor.