terça-feira, 18 de maio de 2010

Beleza: O Que Alimenta o Corpo, Alimenta o Espírito

separador

As vitaminas, proteínas, minerais e antioxidantes dos alimentos são essenciais no tratamento cosmético.

face Segundo a Wikipédia, alimentos são todas as substâncias utilizadas pelos animais como fontes de matéria e energia para poderem realizar as suas funções vitais. Para os seres humanos, a alimentação inclui ainda várias substâncias que não são necessárias para as funções biológicas, mas que fazem parte da cultura urbana como Coca Cola, as “delícias” McDonald’s e o mata larica hot dog, por exemplo.

Mas como beleza se põe na mesa, os alimentos têm outra função vital: a de alimentar a nossa vaidade. Entre outras virtudes, os alimentos possuem vitaminas, proteínas, minerais e antioxidantes que, além de transformá-los em refeições deliciosas, servem também para alimentar o nosso espírito. Afinal, quem não quer ficar mais bonit@?

Vamos então ao cardápio cosmético:

arroz1 Arroz - Sem proteínas, com poucas calorias e com muito carboidrato, o arroz é ideal para minimizar os problemas gastrintestinais e é recomendado para as pessoas hipertensas, com colesterol alto ou com doenças renais. Na estética é muito valorizado por suas propriedades emolientes, capazes de acalmar as irritações da derme e as peles mais estressadas, e de combater os cravos mais rebeldes, e por seu teor em gama-orizanol, antioxidante muito usado nos tratamentos antienvelhecimento. A casca também é muito apreciada por ser um eficaz filtro solar.

batata-9 Batata - A batata é um potente antiinflamatório e favorece o sistema nervoso. É ideal para combater as olheiras. O sumo dela crua acalma a pele queimada pelo sol e é um excelente higienizador facial. Ralada, cura as queimaduras e, assada ou cozida, combate a incômoda acne juvenil.

cacau-27

Cacau - Além de ser um deleite para os mais gulosos, o cacau estimula a endorfina, substância responsável por dar a sensação de felicidade. Rico em flavonóides, compostos naturais que reduzem o risco de desenvolver doenças coronárias ou cancerosas, o cacau, graças a suas propriedades emolientes e hidratantes, é muito útil em tratamentos de beleza para suavizar e hidratar a pele.

pepino 3 Pepino - Rico em vitamina E e água, o pepino é um dos alimentos mais eficazes para o cuidado e a hidratação da pele. Triturado e aplicado sobre a derme, oferece suavidade e frescor. Também possui efeito calmante após longa exposição solar. Aplicado em forma de rodelas sobre as pálpebras, ajuda a ativar a microcirculação e a atenuar o inchaço da área.

 

tomate 1 

Tomate - Contendo vitaminas tão importantes quanto a A e C, assim como B1, B2, B5 e E e com baixo teor de gordura e calorias, o tomate é indicado pela maioria dos médicos como fundamental nas dietas de emagrecimento. Ele é recomendado também para depurar o organismo, reduzir o colesterol, atenuar a dor da artrite, reforçar o sistema imunológico, induzir o sono e tonificar o sistema nervoso.

mel Mel – Rico em vitaminas e minerais, possui propriedades anti-inflamatórias, antialérgicas e anticancerígenas, além de ser um nutriente para todo tipo de pele. É ótimo para nutrir e recuperar a elasticidade da pele. Misturado com suco de limão é perfeito para limpar e equilibrar a pele.

abacate Abacate - É rico em proteínas e vitaminas A, B, C, D, E e K e betacaroteno, ótimo para regenerar pele e hidratar cabelo. Sua polpa misturada com iogurte se transforma em máscara ideal para nutrir pele seca. Com gema de ovo equilibra e suaviza pele e, aplicada no cabelo, hidrata e suaviza.

Fonte