terça-feira, 8 de junho de 2010

Imagens marcantes de Copas do Mundo

linha fina
-->
Confira uma seleção de imagens icônicas que fizeram a história de todas as Copas do Mundo.
Nesta sexta-feira começa o Mundial da África do Sul. Para o brasileiro, Copa do Mundo é sinônimo de patriotismo, ufanismo, auto-estima e muita festa. É quando a pátria veste chuteiras, como disse o genial dramaturgo tupiniquim Nelson Rodrigues.
Para lembrar um pouco da retrospectiva dos Mundiais de Futebol, vai aqui um post dedicado à cobertura fotográfica deste fantástico evento esportivo, que comemora 80 anos, atravessou 2 grandes guerras e se tornou o espetáculo mais popular do mundo ocidental. O único grande problema de uma Copa do Mundo é ter de aturar o Galvão Bueno. É lance pra cartão vermelho: um verdadeiro pé no saco.
1930 – Na imagem que abre o post, o francês Jules Rimet (E), presidente e fundador da Federação Internacional de Futebol Association (FIFA), entrega o troféu da Copa do Mundo para o presidente da Associação de Futebol do Uruguai, país anfitrião do primeiro Mundial: Uruguai campeão.
Confira abaixo algumas das imagens mais marcantes da história de todas as Copas do Mundo. As fotos que não têm credito são da AFP.
1934 (Itália) – O jogador italiano Vittorio Pozzo é erguido pelos companheiros: Itália campeã.
1938 (França) - A seleção italiana, pouco depois de receber a taça Jules Rimet: Itália bicampeã.

1950 (Brasil) – Gol de Alfredo Ghiggia, atacante que marcou o gol do título uruguaio contra o Brasil em 1950. O Maracanã ficou totalmente mudo e pasmado: Uruguai bicampeão.
1954 (Suíça) - O alemão Max Morlock marca o primeiro gol de seu time na final contra a Hungria, a melhor equipe da época. A primeira grande zebra dos Mundiais : Alemanha campeã.
1958 (Suécia) - O goleiro sueco Kalle Svensson e Pelé em sua primeira final de Copa do Mundo. O Brasil conquistaria o seu primeiro título ao vencer os anfitriões por 5 a 2. Brasil campeão.
mundial de 62 1962 (Chile) - Vavá dá um salto depois de marcar o seu gol sobre a Tchecoslováquia na final: Brasil bicampeão.
1966 (Inglaterra) -  O  cachorro Pickles que ficou famoso por ajudar a encontrar a taça Jules Rimet, que havia sido roubada um pouco antes da final.
1970 (México) – Pelé comemora o tricampeonato brasileiro no México. Este seria o último Mundial do Rei do Futebol.

1982 (Espanha) – O Brasil foi eliminado pela Itália. E a foto de Reginaldo Manente que ocupa toda a primeira página do Jornal da Tarde (São Paulo) reproduziu muito bem o sentimento de todos os brasileiro: Itália tricampeã
1986 (México) - Na vitória da Argentina sobre a Inglaterra, Maradona fez um gol de mão e levou a equipe para a final contra a Alemanha. O lance foi eternizado como “La manito de Díos: Argentina bicampeã.

9 comentários:

  1. Beto diz:

    Ótimo trabalho. As fotos das capas de 30 e 58 são raridades

    Zém diz:

    Gracias, Beto. E volte sempre

    Bird diz:

    realmente, zém. não é 51 mas foi uma boa idéia

    kbritovb diz:

    em 98 frança foi campeã
    e ainda so tem um titulo
    e ronaldo viro artilheiro das copas em 2006

    Zém diz:

    Grato, kbritovb. Lapsos já reparados.

    a do zidane pra mim GANHA DE TODAS
    SÉRIO AKILO NOA EXISTE AISHAIUSAUI quem tem idéia de DAR UMA CABEÇADA no outro ¬¬
    mto engraçado

    bjos,
    roberta row
    www.redglamour.com.br

    junior diz:

    o que vc acha de uma parceria da uma visitada no meu blog
    http://interativo-pe.blogspot.com/

    Zém diz:

    Oi, Roberta. De fato ele perdeu a cabeça. Com certeza a imagem passará para istória das Copas como uma das mais icÔnica.

    Anônimo diz:

    Zidane pode ter perdido a cabeça... Mas com razão! O zagueiro italiano mereceu a cabeçada q levou do craque frances, q se mostrou muito mais homem e família q jogador.

Postar um comentário