segunda-feira, 28 de junho de 2010

Mulheres poderão prever idade da menopausa



Os cientistas acreditam estar mais perto de descobrir com exatidão com que idade uma mulher vai chegar à menopausa. Um estudo realizado com 266 mulheres ao longo de 12 anos afirma que isto pode ser possível no futuro através da medição do hormônio AMH no sangue.
O estudo foi apresentado ontem em Roma, no encontro anual da ESHRE, a European Society of Human Reproduction and Embryology. A descoberta será útil para identificar mulheres que chegam à menopausa precocemente e também para dar mais controle sobre o melhor momento para ter filhos.
O hormônio AMH controla o desenvolvimento dos folículos nos ovários, a partir dos quais os óvulos se desenvolvem. Foi através da medição desse hormônio, em intervalos de três anos, que cientistas criaram uma fórmula que relaciona os níveis desse hormônio no sangue à idade da menopausa.
“Dado que as mulheres hoje em dia tendem a iniciar a família cada vez mais tarde, adiando essa decisão até terem uma carreira estabelecida ou até que apareça a pessoa certa, qualquer conhecimento prévio sobre a duração do período fértil pode ajudá-las a planejar com antecedência”, disse Dagan Wells, pesquisador do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade de Oxford. Mais informação aqui.