quinta-feira, 15 de julho de 2010

Cartaz com Mickey Mouse e suástica causa polêmica

linha fina
O artista italiano Max Papeschi une desenhos icônicos norte- americanos com imagens de guerra ou destruição.
Um enorme cartaz de uma exposição de arte está causando problemas na Polônia. Ele estampa a cabeça de Mickey Mouse num corpo de mulher e a suástica. A exposição está programada para ser aberta em setembro.
O cartaz foi colocado mês passado na cidade de Poznan, perto de uma sinagoga, que durante a Segunda Guerra Mundial foi destruída pelos nazistas e transformada em piscina.
O trabalho intitulado “NaziSexyMouse” é do artista italiano Max Papeschi e integra uma série que une desenhos icônicos americanos com imagens de guerra ou destruição.

Eu particularmente não vejo qualquer problema na produção artística de Max Papeschi. Ao contrário. Ela é criativa e não deixa de ser uma forma de não nos fazer esquecer o horror que foi o nazismo. Além disso, Papesch faz uma forte crítica ao belicismo norte-americano e a toda forma totalitária de governo. O que, convenhamos, é sempre oportuna.
Max Papeschi é autor de diversos trabalhos polêmicos. Além de “NaziSexyMouse”, ele já fez diversas composições relacionando conflitos históricos com personagens conhecidos na cultura pop norte-americana. Veja aqui o seu site oficial.