segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Nem Madonna, nem Gaga: Mona Lisa, a única popstar

linha fina

Madonna, Lady GaGa e o Papa que me desculpem, mas Mona Lisa é o verdadeiro e único ícone pop global desde sempre.

Mona-LisaSem qualquer sombra de dúvida, Mona Lisa é a pintura mais famosa da História da Arte que navegou do Orinete ao Ocidente e transitou na boa por várias culturas.

Pintado por Leonardo Da Vinci no começo do século 16 e exposto no Museu do Louvre, ele é o sorriso enigmático mais “copiado” do mundo e tem servido também de inspiração para escritores, poetas, compositores, publicitários e humoristas, desde os mais pop e vanguardistas até os mais clássicos.

Assim, Madonna, Lady GaGa e o Papa que me desculpem, mas é o verdadeiro ícone pop global desde sempre. E não precisará morrer pra ser mais valorizada. Ela é eterna. Abaixo algumas de suas recriações.

Mona lisa - Marcel Duchamp_thumb[7] Mona Lisa   dali_thumb[5] Marcel Duchanp e Dali

Mona Lisa   Van Gogh 3_thumb[2] Van Gogh

Mona Lisa   Picasso_thumb[4]_thumb[3] mona lisa -fernand-leger_thumb[4]_thumb[3] Picasso e Fernand Leger

nona lisa _ roy lichtenstein_thumb[3]_thumb[3] Roy Lichtenstein

Andy Warhol   mona lisa_thumb[3] Andy Warhol

mona-lisa - Bansky_thumb[7] Bansky

mega-mona-lisa-a-bikini mona lisa LHOOQ MonaLisaNua

Ela photoshopada não sei por quem, grafite numa rua de Londres e “Mona Lisa Nua”, obra de autoria desconhecida. Provavelmente tenha sido pintada por imitador ou discípulo de Da Vinci.

linha fina Na Ciência, música e cinema

mona lisa _ ciencia Além de intrigar os artistas, Mona Lisa também é objeto de estudo da Ciência. Várias teorias já foram levantadas em torno do seu misterioso sorrido (veja, por exemplo, aqui e aqui). A última tenta provar que a imagem seria um autorretrato de seu criador (veja aqui). Entre outras, já fora dito que ela é a mãe de Da Vinci, que estaria grávida e por ai vai.

Mona-Lisa_Nat-King-Cole,images_big,29,AS13240 Na música, em 1950 Nat King Cole gravou a balada “Mona Lisa” (ouça aqui). O single vendeu mais de 3 milhões de cópias e permaneceu por mais de 8 semanas na lista das músicas mais executadas. Em 1951, ganhou o Oscar de melhor canção origina no filme “Missão de Vingança”.

album-honky-chateau Outras canções sobre o quadro são: "Mona Lisa and Mad Hatters" de Elton John ("Honky Chateau", 1972), "Mona Lisa" de Willie Nelson ("Somewhere over the Rainbow", 1981), "Mona Lisa de Slick Rick" ("The Great Adventures of Slick Rick", 1988) e "A Mona Lisa", Counting Crows (1992).

monalisa No cinema, Roberto Rossellini dirigiu o filme "La Gioconda" (1953) e, em 2003, o diretor Mike Newell produziu “O Sorriso de Mona Lisa”, escrito por Lawrence Konner e Mark Rosenthal, com interpretação de Julia Roberts e cuja temática se baseia na defesa de ideais feministas.