sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Praias naturistas, um lugar ao sol para nudistas

assinatura Confira algumas praias oficiais naturistas do Brasil. São verdadeiros paraísos, mas regidos por severo código de ética.


praias de nudismo Bem, o verão se aproxima e o brasileiro prepara suas asas para revoadas ao litoral. De norte a sul, as praias tupiniquins são invadidas por todos os tipos de aves, que fazem das margens plácidas do Atlântico o seu habitat ideal.
São mais de 8 mil quilômetros de areia disputados por aves migratórias predatórias de várias espécies e oriundas de todos os cantos. Muitas à procura de acasalamento, outras só querem mostrar suas belas plumagens e outras buscam apenas se alimentar fartamente. Estas últimas são as farofeiras, aves hostilizadas pelas demais por se caracterizarem principalmente pela extrema liberdade, felicidade e naturalidade.
Bem, mas não é sobre este tema que pretende este post. Tratarei na verdade sobre algumas praias de nudismo espalhadas por Pindorama. Conhecidas como naturistas, esta espécie de ave se caracteriza principalmente pela total ausência de plumagem.


 
É um tipo de ave-rara, que, ao contrário das demais espécies, buscam na natureza a integração total, sem qualquer conotação sexual, moral ou narcisismo (v.aqui blog interessante) e regidos por um severo código de conduta. Vamos às praias então.


Tambaba _nudismo Tambaba (em Conde, Paraíba) – A 30 km de João Pessoa, Tambaba foi a primeira praia do Nordeste liberada para o nudismo. Protegida por árvores de grande porte e falésias, tem mar calmo e formações rochosas com piscinas naturais. A praia é exclusiva para famílias e casais.
praia pinho _ nudismo Praia do Pinho (em Balneário Camboriú, Santa Catarina) – Tem duas praias: uma maior, com 400 metros, para casais, e outra com 100 metros, para desacompanhados. Montanhas escarpadas cercam a região, garantindo a privacidade dos nudistas que circulam pela pousada, restaurantes e campings. O clima, acredite, é tão familiar que você vai se sentir em qualquer outro destino tradicional de férias no verão.
olho boi _ nudismo Olho de Boi (em Búzios, Rio de Janeiro) – Como toda a costa de Búzios, a Olho de Boi é pequena, discreta e charmosa. A faixa de 100 metros de areia fica protegida entre costões rochosos e tem mar limpo e calmo, com muitas pedras no fundo. No extremo esquerdo, conhecido como “paredão”, a água, ao bater na parede, cai em forma de cascata. Detalhe: o acesso é difícil, não pela extensão (a trilha tem menos de 1 km), mas pela pirambeira considerável.
front_site_1_barra_seca Barra Seca (em Linhares, Espírito Santo) – É a única praia de naturismo do Espírito Santo. Fica no município de Linhares (litoral norte do estado), a 142 km de Vitória. Por estar dentro de uma ilha, a praia garante aos nudistas muita privacidade. Tem 2 km de areia reservados para a prática do naturismo, com áreas delimitadas para homens desacompanhados.
Massarandupió   nudismo Massarandupió (em Entre Rios, Bahia) - A 93 km de Salvador, Massarandupió é a mais nova área liberada para os nudistas. O cenário, selvagem, é de mar limpo, ondas fortes e dunas amareladas. A área reservada aos nudistas está a 20 minutos de caminhada da entrada da praia e tem as mesmas regras de Tambaba. Homem não entra sozinho, roupa de banho, nem pensar, e olhar para a mulherada… só se for de rabo de olho.
Praia do Abricó (Rio de Janeiro) – A Praia de Abricó é sem dúvida é um paraíso de águas cristalinas, cercada por montanhas e vegetação tropical, sendo uma área de proteção ambiental dentro da reserva biológica do Parque de Grumari. Por sua exuberância e beleza natural, por ser cercada por montanhas e por sua proximidade com o centro urbano a Praia de Abricó é o ponto ideal para a prática do naturismo no Rio de Janeiro.
pedras-altas- nudismo Praia de Pedras Altas (em Palhoça, Santa Catarina) - Em Palhoça, a 30 km de Florianópolis, a bonita praia de Pedras Altas é cercada por formações rochosas, que isolam a área para você ficar peladão numa boa. O mar é tranqüilo, ideal para crianças. E são elas, com seus papais e mamães, que mais frequentam a área, especialmente o lado da praia reservado a casais e famílias. O código de ética é fiscalizado pelo Clube Naturista local.
galheta _ nudismo Praia da Galheta (em Florianópolis, Santa Catarina) - Freqüentada desde a década de 70 por nudistas, Galheta mantém-se isolada, selvagem e com pouca estrutura. Ruim para quem gosta de ficar com os chinelinhos pro ar, ótima para quem gosta de ficar nu na natureza: pequenas duchas de água doce, mar de água cristalina, areia branca e fina, pedras emolduradas por montanhas com arbustos, orquídeas e bromélias. Como muitos pontos da ilha catarinense, o lugar também tem ondas boas para surfe. E uma incrível concentração de mulheres bonitas.
Brava _ nudismo Brava (em Cabo Frio, Rio de Janeiro) – O acesso é difícil e se dá pela Ilha do Japonês por uma trilha de aproximadamente 10 minutos de caminhada. Não há nenhuma infra-estrutura. A paisagem é belíssima, vale a pena ir até o final da praia para ver as ondas baterem numa formação rochosa parecida com uma gruta. Praia selvagem, muito freqüentada por surfistas e naturistas.
Obs: Como não conheço nenhuma praia de nudista no Brasil, esta lista foi retirada daqui, que fornece outros detalhes.
Cores_verde-branco Dicas para marinheir@s de primeira viagem
nudista
- Um conselho para a primeira visita é dar preferência para algum clube. As praias são fantásticas, mas nos clubes você encontrará uma maior infra-estrutura para que possa descontrair e quebrar a vergonha inicial.
- Procure conhecer as regras locais. A maioria dos clubes não aceita homens desacompanhados, por exemplo. Além das normas do Código de Ética, os clubes também possuem algumas normas próprias e é importante que você as conheça (veja aqui).
- Verifique se o local é realmente naturista, de preferência reconhecido pela Federação Brasileira de Naturismo. Informe-se se o local cumpre as regras do Código de Ética Naturista.
- Também não deixe de levar uma toalhinha ou canga. É imprescindível que você sempre forre o local onde vai sentar por questões de higiene.