domingo, 5 de dezembro de 2010

Papai Noel é prejudicial à saúde

assinatura Para cientista, a figura do Bom Noel só faz coisas desaconselháveis, desde promover a obesidade,  dirigir em alta velocidade a beber Coca.


papai noel - l Está totalmente enganado quem pensa que Papai Noel é um bom exemplo. Pelo menos é o que pensa um tal dr. Nathan Grills , pesquisador da Universidade de Monash (Austrália). Pare ele, a imagem do Bom Velhinho de barbas não é saudável e um péssimo exemplo não só para as crianças como também para os adultos.


1919-Murad-cigarrets-certo Propaganda de cigarros turcos em 1919
Não é piada não. O negócio parece ser sério e até foi publicado no British Medical Journal, no ano passado. Em seu relatório sobre saúde, o cientista afirma com todas as letras que o Papai Noel só faz coisas desaconselháveis, desde promover a obesidade a dirigir em alta velocidade em seu trenó, sem qualquer preocupação com a segurança, pois não usa cinto de segurança e nem capacete.

papai noel e cerveja O tal dr. Nathan lembra também que além de dirigir em alta velocidade, o Bom Velhinho toma umas e outras no volante. Isso porque nos países de tradição anglo-saxã é comum deixar um copo de conhaque ou vinho na janela para protegê-lo do frio durante a sua longa viagem noturna. Taí a justificativa para ele entregar um peça de roupa quando o pedido feito na cartinha de algumas crianças foi o da bicicleta.

Papai Noel _ coca cola 1930 Papai Noel _ coca cola 1931 Propaganda da Coca-Cola – 1930/31
O estudo diz ainda que a imagem dele fica mais prejudicada quando utilizada em campanhas publicitárias de produtos que não são nada saudáveis, como a Coca-Cola, por exemplo.
Cores_verde-branco Imagem moderna foi criada em 1886 por Thomas Nast
thomas-nast-1_thumb[5] thomas-nast-3_thumb[6] thomas-nast-2_thumb[8]
thomas-nast-livro-01 thomas-nast-livro-07 thomas-nast-livro-016
Criações de Thomas Nast em 1886: evidências da criação moderna do Bom Velhinho nas cores vermelha e branca.
papai noel -1902 papai noel - 1905 papai noel - 1912 
Imagens de 1902, 1905 e 1912: Papai Noel já é  usado como garoto-propaganda bem antes da Coca-Cola em 1930.    
A Coca-Cola usa a imagem do Papai Noel desde 1930. É por esse motivo que se acreditou por um bom tempo que a multinacional tinha criado o visual moderno do Bom Velhinho.
O que ela fez na verdade foi difundir essa nova versão pelo Ocidente todo. Mas o real criador da imagem moderna foi o cartunista Thomas Nast, na revista Harpers Weeklys, em 1886, pois até então a sua imagem era representada por uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura.