segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Logo Rio 2016, plágio da famosa obra de Matisse?

assinatura Ao desmembrar o quadro “A Dança”, do pintor francês Henri Matisse, se vê claramente a semelhança entre as duas peças.

LOGO RIO 2016
Depois de fazer um longo mistério, a logomarca dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foi divulgada com grande estardalhaço durante o show da virada, realizado em Copacabana.
Assim que foi apresentada ao público, a dita cuja despertou uma forte suspeita de plágio. E a comparação com a logomarca da Telluride Foudation foi inevitável.

telluride A Telluride é uma instituição filantrópica norte-americana que atua na área esportiva em comunidades carentes e admite que a sua marca foi inspirada na pintura do francês Henri Matisse.
Remake 10 Henri Matisse Henri Matisse, “A Dança”, 1909-10
óleo sobre tela, 260 x 391 cm
Hermitage Museum, São Petersburgo, Rússia
Um forte indício de que a logomarca do Rio 2016 teve alguma inspiração na tela de Matisse foi divulgado pelo Blog do José Cruz. Nele, um leitor envia o desmembramento da obra “A Dança” onde se vê a semelhança entre a criação brasileira e o quadro de Matisse.
Isolando-se 3 elementos do quadro de Matisse, eis o resultado final:
a dança de matisse 1 a dança de matisse
“A marca é radicalmente diferente por ser tridimensional. O Rio, em si, é uma escultura e as pessoas vivem dentro dela. Então, queríamos que a marca possibilitasse isso. Foi muito importante. E é uma diferença radical. Claro que existe semelhança. Mas, quando escolhemos um caminho tão universal, isso ia acontecer”, disse Fred Gelli, criador da marca. Independentemente da polêmica, até que a peça é bem legal. 
logos-que-tambem-se-assemelham-aos-de-rio-2016-e-o-da-telluride-foundation-1294084795586_300x300 Montagem feita pelo designer Douglas Cavendish para defender que o logo do Rio 2016 não é um plágio.