segunda-feira, 18 de abril de 2011

Plant é eleito o maior vocalista e todos os tempos

assinatura post Leitores da  Rolling Stone escolheram os melhores de todos os tempos com Plant, Mercury e Bono entre os 3 primeiros.

Estas listas são sempre polêmicas e esta não foge à regra. Há que respeitá-la porque foi escolhida democraticamente diretamente pelo público. Mas existem nela algumas ausências no mínimo questionáveis, como, por exemplo, Ian Gillan (Deep Purple) e Axl Rose (Guns N' Roses). E cadê a Janis Joplin? É como eu sempre digo: o rock é de fato um grandioso Clube do Bolinha.
  
Também não dá pra entender as presenças de John Lennon e Kurt Cobain. Com todo o respeito que tenho por ambos, eles não estariam sequer entre os top 20 da minha lista. E cá entre nós, Bono em terceiro também é um exagero, né não? Que ele é um ótimo vocalista não se pode ter dúvida, mas no seu lugar caberia muito bem Roger Daltrey.
Mas, enfim, como já disse aqui várias vezes e volto a repetir: o rock é um campo minado envolto por paixões e por característica próprias para se determinar os melhores. Isso é algo quase impossível, pois  somos movidos pela paixão de fã. E é bom que seja assim.
Feita esta ressalva, vamos aos top 10 da RS:

1. Robert Plant (Led Zeppelin)
2. Freddie Mercury (Queen)
3. Bono (U2)
4. Mick Jagger (Rolling Stones)
5. Jim Morrison (Doors)
6. Roger Daltrey (Who)
7. Eddie Vedder (Pearl Jam)
8. John Lennon (Beatles)
9. Chris Cornell
10. Kurt Cobain (Nirvana)