segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bin Laden, um morto do Photoshop

nuevo montaje bin laden muerto
assinatura post Até agora (02/05 às 10h00) não foi  divulgado quaquer prova ou evidência material, mas logo depois do anúncio oficial da morte de Osama Bin Laden, emissoras de televisão e a web começaram a veicular uma fotografia do suposto cadáver do líder da Al-Qaeda, inimigo nº 1 dos EUA e o terrorista mais procurado do mundo.
A foto que correu o mundo como sendo do cadáver de Bin Laden foi, na verdade, manipulada no Photoshop. A imagem divulgada e dada como verdadeira  foi a de um homem barbudo,  com o rosto parcialmente desfigurado e com um semblante de dor. 
bin laden morto A fonte da informação original  foi a TV paquistanesa "Geo", que disse ter conseguido o material com o exército do país. Mas de acordo com o jornal espanhol "El Mundo", a imagem mostrada foi uma fotografia manipulada em Photoshop. O diário espanhol mostra até a foto original que serviu de base para a montagem.
A manipulação foi feita a partir de uma fotografia bem conhecida de Bin Laden (1998), da qual foram selecionadas barba e a boca. A parte superior do rosto foi composta usando-se uma segunda imagem, como demostrado acima (terceiro da esquerda).
osama bin laden_dead Em várias páginas de web (como esta, por exemplo, de novembro do ano passado) se pode comprovar que a mesma foto já foi utilizada anteriormente para anunciar a captura de Osama Bin Laden.