sexta-feira, 17 de junho de 2011

Wolman , o fotografo que capturou a alma do rock

Baron Wolman
assinatura post No dia 7 de novembro de 1967 sai a primeira edição da revista Rolling Stone, publicação norte-americana que se tornaria a porta-voz do movimento hippie e da culturara underground, mas que também passaria rapidamente a ser referência de um dos melhores jornalismo da década de 1970.

Primeiro número da Rolling Stone Primeira edição da Rolling Stone traz John Lennon na capa.
E com o nascimento da Rolling Stone nascia também o fotógrafo Baron Wolman. Wolman foi o primeiro editor gráfico da revista, cargo que abriu muitas portas para que ele pudesse retratar de forma pioneira a intimidade do grandes mitos do rock.
Devido a sua proximidade com os artistas, tornou-se o fotógrafo de confiança de muitos deles, tais como Jimi Hendrix, Janis Joplin, Frank Zappa e Jeff Beck. Também acompanhou as excursões dos Rolling Stones, The Who, Pink Floyd, Bob Dylan, Tina Turner, Iggy Pop e de tantos outros.
Enfim, a obra Wolman continua até os dias de hoje sendo um marco importante do fotojornalismo. Agora, para quem quiser ver o seu trabalho terá de ir até a Rússia e dar uma chegada na galeria Pobeda, em Moscou, onde ele expõe a retrospectiva “Baron Wolman, The Rollig Stone Years” (Baron Wolman, os anos de Rolling Stone). Mas corra porque a mostra só vai até o dia 22 deste mês.
Veja abaixo algumas imagens (para identificar o nome do artista, passe o cursor sobre a foto)
 Janis Joplin 67437-32a Janis Joplin antiga
Jimi Hendrix 68033-4aJeff Beck
Bob Dylan, Keith Richards e Mick Jagger (com a esposa Bianca)
Frank Zappa 68172-9a
Pink Floyd
Grace Slick Mick Jagger & Keith Richards, 1969

Mick Jagger 68365-10
Jim Morrison 67515-33 Pete Townshend 67457-14a

Iggy Pop 69431-21
Little_Richard_ Baron Wolman
Stone Lips