terça-feira, 12 de julho de 2011

Cientistas descobrem superbactéria da gonorréia


assinatura post Uma nova estirpe da bactéria que provoca da gonorréia e resitente a todos os antibióticos disponíveis foi descoberta no Japão, informa uma equipe internacional de especialistas em Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Segundo Magnus Unemo, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, a descoberta desta nova cepa, classificada de H041, é ao mesmo tempo alarmante e previsível.
"Desde que os antibióticos se tornaram o tratamento padrão para a gonorréia desde os anos de 1940, a bactéria mostrou uma capacidade extraordinária para desenvolver mecanismos de resistência a todos os medicamentos existentes contra a doença", diz Unemo.
E o pior de tudo é que não se tem a menor idéia de quantas pessoas já foram infectadas por ela. Entretanto, estudos epidemiológicos indicam que tem potencial para alastrar rapidamente, caso não sejam desenvolvidos novos antibióticos e estratégias de saúde publica eficazes no seu combate . Fonte: Time
Cores_verde-branco Sintomas da doença
A gonorréia pode provocar corrimentos em mulheres e homens.
Para mulheres, os primeiros sintomas da gonorréia geralmente são leves e costumam aparecer de 2 a 10 dias depois do contato sexual com parceiro infectado. Quando a mulher apresenta sintomas, os primeiros deles podem incluir:
- Sangramento durante intercurso vaginal.
- Sensação de dor ou queimação ao urinar.
- Corrimento vaginal amarelo ou com sangue
Sintomas mais avançados, os quais podem indicar o desenvolvimento de doença inflamatória pélvica, incluem cólicas e dor, sangramento fora do período de menstruação, vômito e febre.
Já os homens costumam ter sintomas mais frequentemente do que mulheres. São eles:
- Pus branco, amarelo ou verde saindo do pênis sem dor.
- Sensação de queimação ao urinar, que pode ser forte.
- Testículos doloridos ou inchados.
Se não for tratada, a gonorréia em homens pode ocasionar complicações na próstata e epididimite (inflamação dos testículos). Sintomas da infecção no reto incluem corrimento, coceira e ocasionalmente movimentos do intestino doloridos com sangue fresco nas fezes.
Os sintomas geralmente surgem de 2 a 5 dias depois da infecção, mas podem demorar até 30 dias para aparecer. (fonte)