sábado, 27 de agosto de 2011

Cientistas querem Impostos pesados sobre fast-food

Uma série de artigos sobre a pandemia global de obesidade foi publicado na revista The Lancet. Segundo a publicação científica, a estimativa hoje é de que um a cada 4 adultos têm excesso de peso no mundo, ou seja: quase 1,5 bilhão de adultos e 170 milhões de crianças têm problemas sérios de sobrepeso.

Para os especialistas da revista, uma das soluções para o problema é sobretaxar com pesados tributos a alimentação menos saudável, restringir anúncios de fast-food e refrigerantes e incrementar programas de reeducação alimentar nas escolas.
"Atualmente o poder público investe mais em medicamentos e cirurgias que atacar as causas específicas da obesidade”, diz um dos pesquisadores.
Ainda segundo a revista, se nada for feito em termos políticos, as projeções para 2030 são alarmantes: só nos EUA serão mais de 65 milhões de adultos obesos, enquanto no Reino Unidos mais de 11 milhões. O resultado será de a 8,5 milhões de pessoas com diabetes, de 7 a 7,3 milhões com doenças cardíacas e derrames, e 492 mil com câncer.