quarta-feira, 26 de outubro de 2011

As músicas mais relaxantes segundo a Ciência

Uma pesquisa científica detectou as 10 músicas mais relaxantes do mundo, que quando ouvidas são capazes de reduzir a ansiedade, diminuir o batimento cardíaco e induzir o sono.

O estudo foi realizado com 40 mulheres dadas como estressadas por solicitação de uma empresa de produtos de banho, que busca uma trilha sonora ideal para que seus consumidores desfrutem da melhor forma possível de seus produtos.
Para a realização desse trabalho contrataram neurocientistas, entre eles o dr. David Lewis, especializado em leituras de ondas cerebrais através de técnicas não invasivas.
Para chegar ao resultado que se buscava, Lewis projetou uma experiência muito simples, resumindo a história, consiste em primeiro em irritar as voluntárias para logo em seguida medir a atividade celebral de cada uma delas enquanto estavam ouvindo as músicas. 



Para surpresa geral, a canção Weightless, de Marconi Union, além de ser a mais relaxante de todas é mais eficaz que uma massagem nos pés ou uma xícara de chá. Fonte
As demais foram as seguintes (com vídeo):

2- Airstream - Electra


3- DJ Shah - Mellomaniac (Chill Out Mix)


4- Enya - Watermark


5- Coldplay - Strawberry Swing


6- Barcelona - Please Don't Go


7- All Saints - Pure Shores


8- Adele - Someone Like You


9- Mozart - Canzonetta Sull'aria


10- Cafe Del Mar - We Can Fly

16 comentários:

  1. VictormS diz:

    Ah, estou escutando as músicas, são relaxantes, mas... Acho que eu preferiria escutar um rock pesado...

    Zém diz:

    VictormS, pra nos fazer dormir já basta o dia-a-dia agitado e estes dias modorrentos de Primaver. A solução melhor estão é o bom e velho rock'n'roll. Tô contigo.

    Grato pela viista e comentário. Um abraço.

    Claudio diz:

    Essas múisicas são é TRISTES! Senti tristeza... Música pra relaxar tem de ser também alegre, pra cima, não estas, pra baixo...

    Anônimo diz:

    como assim nao tem bob marley?

    Zém diz:

    Claudio, as emoções e sensações podem variar de pessoa para pessoa e de momento para momento. Talvez isso explique esse seu sentimento de tristeza.

    Zém diz:

    Anônimo, neste caso a indução que leva ao relaxamento é someente sonora. Creio que no caso do Marley a abordagem seria outra, se é que você me entende.

    Amanda diz:

    Adorei! Baixei algumas já.
    Me deu uma sensação de paz e leveza e me fez esquecer de problemas. Senti meu corpo mais relaxado e mais feliz.
    Obrigada por compartilhar estas músicas. Algumas são ótimas!

    Zém diz:

    Obrigado você, Amanda, pela visita e comentário. Legal que você tenha se sentido bem ouvindo as músicas. Espero vê-la mais vezes por aqui. Tim-tim.

    Anônimo diz:

    Muito bom!!Relaxam imenso :)

    Anônimo diz:

    Canzonetta Sull'aria do Mozart é linda!

    Anônimo diz:

    Don't worry be Happy - Bob MecFerrin

    se alguém não se sentir relaxado com essa, pode desistir de viver...

    Obrigado pela as músicas, queria saber se existe alguma que estimule a capacidade de aprender, ou de raciocionar mais digamos... Logicamente.
    Claro, que isso vai de cada um, mas uma em geral assim por dizer, não que ensine, apenas estimule. Acho que me entendeu... Aguardo respostas.

    Zém diz:

    Engine, segundo um estudo feito há uns 3 anos, a música favorece sim o aprendizado, mas somente dos que têm alguma formação musical.

    Apesar de não se ter nenhuma evidência científica sobre a influência da música em pessoas sem formação musical, há muitos educadores e pesquisadores que defendem o ensino de música para crianças nas escolas, alegando que ela desenvolveria a parte do cérebro responsável pela linguagem.

    Anônimo diz:

    Muito bom! Realmente as música me transmitem uma paz interior.

    Anônimo diz:

    Para bebês, eh infalível! Adorei!

    Anônimo diz:

    Gostei das musicas algumas - me relaxaram mesmo...senti uma sensação de levesa em meu corpo..vou baixar algunas em meu celular....obrigado...

Postar um comentário