terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Hackers querem Internet no Espaço contra censura


assinatura post Durante o Chaos Communication Congress, conferência que reúne hackers do mundo todo, em Berlim, um grupo lançou a idéia de criar uma rede de satélites com o objetivo de burlar a censura na web imposta por alguns governos.
O projeto denominado Hackerspace Global Grid (HGG) visa lançar no espaço satélites próprios e assim dar condições tecnológicas para criar uma forma de conexão livre de qualquer tipo de controle ou regulamentação terrestre. Em longo prazo, pretende-se mandar para a Lua um hacker-astronauta.
Segundo o hacker-ativista Nick Farr, o principal objetivo é criar uma Internet no Espaço completamente fora do alcance dos governos. “Para isso, é preciso pô-la fora do alcance das entidades terrestres que funcionam hoje”, diz Farr.
Para enfatizar a sua idéia, Farr cita como exemplo a lei SOPA (Stop Online Piracy Act - Lei de Combate à Pirataria Online) nos EUA. Se aprovada, a lei permitirá que sites na Internet sejam bloqueadas, sob o argumento de que agridem direitos comerciais de autor. Fonte: BBC