segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Hologramas de Star Wars: a um passo da realidade


assinatura post A Microsoft apresentou um novo projetor holográfico, que se não é o primeiro a gerar imagens tridimensionais que parecem flutuar no ar, mas é o primeiro que não funciona como se os hologramas estivessem “presos” em um vidro e que podem ser tocados.
Trata-se do Vermeer, um novo display que projeta a partir de uma base que fica em cima de uma mesa, uma imagem tridimensional que pode ser visualizada em 360 graus sem a necessidade de óculos 3D ou qualquer outro artifício. As imagens projetadas são bem semelhantes as apresentadas na saga Star Wars.
O dispositivo é baseado na combinação de uma ilusão de ótica, o “mirascope”, o qual consiste em 2 espelhos parabólicos e uma concavidade na sua parte superior. Qualquer objeto que se coloque dentro desse equipamento parece estar flutuando no ar, graças à forma como a luz reflete nos espelhos. A Microsoft pegou essa idéia e a incrementou.
Utilizando um projetor de luz e um difusor, os pesquisadores conseguiram um dispositivo capaz de reproduzir quase 3 mil imagens por segundo, permitindo a exibição de 192 diferentes pontos de visão e uma projeção holográfica de 15 frames por segundo. Com isso, é possível gerar holografias 3D móveis que não precisam de óculos especiais para serem vistas.
Para ter uma idéia de como isso funciona, veja vídeo abaixo: Fonte