sábado, 7 de janeiro de 2012

Os "templos sagrados" do rock’n’roll

rock and roll assinatura post Para aqueles que são os verdadeiros amantes do rock’n’roll, vai abaixo uma lista de alguns dos lugares que se transofrmaram em verdadeiros templos do gênero musical mais popular do Ocidente.


São locais que se confundem com a própria história da música. Lugares que deram origem a lendas e histórias que fazem parte do universo rock’n’roll, sejam elas mitológicas ou verdadeiras, isso é o que menos importa.
De uma forma ou de outra, são locais que quardam em suas entranhas momentos significativos desse conturbado e fantástico mundo chamado simplesmente rock.
Abaixo,  uma pesquena lista, que na minha modesta opinião são os locais mais importantes, inesquecíveis e fundamentais. 
Sun Records Sun Records, Tennessee (EUA) – Por mais incrível que possa ser, o local ainda existe e fica aberto à visitação pública. Fundada em março de 1952, a gravadora é considerada o berço do rocck’n’roll. Nos seus estúdios nasceram as primeiras estrelas do rock, tais como: Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, Roy Orbison e Johnny Cash. Na verdade, a grande importância histórica da Sun foi romper as barreiras artísticas, raciais e sociais ao incentivar a fusão musical do blues com o country.
Whisky a GoGo Whisky a GoGo, Califórnia (EUA) - Durante a década de 1960, apresenta-se no palco do Whisky a GoGo significava que voce já ou seria consgrado no cenário mundial do rock. O lube foi inaugurado em 1964 e por lá passaram bandas e músicos como The Byrds, Jimi Hendrix, The Kinks, The Who, Cream, Ramones, Led Zeppelin, System of a Down, The Police, Metallica... O The Doors chegou a ser a banda da casa por um bom tempo.
The Fillmore, São Francisco The Fillmore, São Francisco (EUA) – Em meados da década de 1960, tornou-se o santuário do rock psicodélico. Bandas como The Grateful Dead, The Who Cream, Jefferson Airplane, Jimi Hendrix e Pink Floyd fizeram do local um dos mais importantes na história do rocck. O nome do local é devido a sua localização: na intersecção da Fillmore Street e Boulevard Geary.
Cavern Club Cavern Club, Liverpool (Inglaterra) - Demolido em 1973, mas reconstruída a 15 metros adiante do mesmo lado nos anos de 1980, o local foi considerado um dos mais famosos clubes do mundo por ter abrigado os Beatles em início de carreira, que lá fizeram em mais de 300 apresentações, entre 61 3 63, antes de explodirem para o mundo. Foi no Cavern Club que eles conheceram Brian Epstein, o empresário que foi fundamental para a ascensão do grupo e que ficou conhecido como o "quinto beatle".
CBGB, CBGB, Nova York, (EUA) – Foi inaugurado em 1973 e considerado um espaço emblemático para o punk e a new wave em Nova York. Foi um espaço alternativo, onde se apresentavam bandas iniciantes. O nome oficial do clube era  CBGB & OMFUG, o que significa Country, Blue Grass, Blues & Other Music For Uplifting Gormandizers. Pelo seu palco desfilaram bandas como Ramones, Television, Patti Smith Group, Talking Heads e Blondie. Foi fechado outubro de 2006.
The Hacienda, Manchester The Hacienda, Manchester ( Inglaterra) - Foi um dos clubes mais populares do que se convencionou chamar de som de Manchester (ou pós-punk), entre os finais dos anos de 1980 e início dos 90. Sua abertura foi financiada pelo selo Factory Records, que abrigou a sua volta bandas como Joy Division, New Order, The Smiths, The Stone Roses, Echo & Bunnymen e Happy Monday. Outra vítima da especulação imobiliária, foi fechado em 1997 e demolido para dar lugar a um prédio de apartamentos.
Abbey Road _ beatles Abbey Road, Londres (Inglaterra) – Este é o nome da rua do estúdio onde os Beatles gravaram o último álbum. As músicas do último disco lançado, o “Let It Be, foram gravadas alguns meses antes das sessões que deram origem ao “Abbey Road”, considerado por muitos o melhor disco da banda.
Cores_verde-branco Elvis Presley
elvis presley Graceland, a mansão onde Elvis Presley viveu por mais de 20 anos e morreu, tornou-se uma espécie de santuário visitado por “peregrinos” do mundo todo.
A mansão foi aberta à visitação em 1982 e recebe por ano mais de meio milhão de visitantes. É a segunda residência mais visitada dos EUA, perdendo apenas para a Casa Branca.
Elvis completaria neste domingo (8) 77 anos. E ele morreu em 16 de agosto de 1977, quando tinha apenas 42 anos.
Graceland _  Elvis Presley Graceland _  Elvis Presley 1