sábado, 4 de fevereiro de 2012

O fantástico Universo visto pela NASA

Satellite_NASAassinatura post Graças ao avanço da Ciência, temos sido capazes de testemunhar alguns dos fenômenos mais fantásticos do Universo. São imagens maravilhosas e misteriosas do Espaço Sideral capturadas por telescópios, satélites  e sondas espaciais e que foram divulgadas pela NASA.


Saturno Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar, superado somente por Júpiter. Está cercado por fantásticos anéis que fazem dele um dos mais belos “objetos” do Universo.
Noite Estrelada, assim chamada por lembrar aos astrônomos um quadro de Van Gogh com este nome. É um halo de luz que envolve uma estrela da via Láctea.
A Galáxia do Sombrero (chapéu, em português), distante a 28 milhões de anos-luz da Terra. As dimensões desta Galáxia, oficialmente denominada M104, tem uma aparência espetacular. Ela tem 800 bilhões de sois e um diâmetro de 50.000 anos-luz.
Nebulosa da Formiga A Nebulosa da Formiga, que é uma nuvem de poeira cósmica e gás, cujo nome técnico é Mz3. Assemelha-se a uma formiga quando observada por telescópios fixos. Esta Nebulosa, distante da nossa Galáxia entre 3.000 a 6.000 anos luz.
nebulosa NGC 6302 A nebulosa NGC 6302 na constelação de Escorpião está a 3.400 anos-luz da Terra e é uma das mais complexas conhecida. Sua forma nos remete a imagem de uma borboleta espacial.
Sol _ Solar  Dynamics Observatory A sonda Solar Dynamics Observatory (SDO) conseguiu fotografar com antes nunca se havia visto, a atividade existente na superfície do Sol.
Eta Carinae[5] Pequena parte da nebulosa Eta Carinae, conhecida como uma das maiores regiões de nascimentos de estrelas da galáxia.
Galaxia Starburst M82 A galáxia starburst M82, conhecido como o charuto, está na constelação da Ursa Maior e é uma galáxia espiral que apresenta uma banda central de estrelas.
Tempestade Perfeita[5] Tempestade Perfeita, uma pequena região da Nebulosa do Cisne, distante a 5 .500 anos- luz. É descrita como “um borbulhante oceano de hidrogênio e pequenas quantidades de oxigênio, enxofre e outros elementos".
.
ônibus espacial Endeavour Um membro da tripulação da Expedição 22 a bordo da Estação Espacial Internacional tirou esta fotografia do ônibus espacial Endeavour no horizonte da Terra. Fonte: aqui, aqui e aqui