terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O primeiro robô inspirado no filme Avatar

telesar _ robo avatarassinatura post Enquanto a indústria cinematográfica tem mostrado alguns robôs realmente incríveis, o mundo real também produz avanços capazes de nos assombrar. Cientistas da Universidade de Keio (Japão), por exemplo, podem fazer com que a ficção se aproxime da realidade.

Eles criaram o Telesar V, um robô antropomórfico controlado remotamente que é capaz de “copiar” os movimentos de seu operador, transmitindo - por meio de imagens virtuais - as suas sensações tais como tato, visão e audição à distância, algo próximo do que é apresentado no filme Avatar.
Para controlar o robô-avatar é necessário que o operador "vista" um equipamento eletrônico e um visor 3D. E assim são envidas informações ao robô, que reproduz cada movimento do seu controlador. Veja vídeo abaixo.
Segundo seus criadores, o sistema é sensível o suficiente para "sentir" a rugosidade de pequenos objetos, tais como o encaixe das peças de LEGO ou ferramentas manuais comuns. Sem dúvida, este é um protótipo que irá inspirar uma nova geração de robôs antropomórficos controlados à distância.
Apesar de o Telesar V (Telexistence Surrogate Anthropomorphic Robot) ainda estar longe de trazer à realidade os personagens do filme de James Cameron, o futuro parece bem promissor, acreditam seus criadores. Fonte