sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Primavera Árabe leva prêmio World Press Photo

World Press Photo 2012 _ Sanuel Aranda 1 
O fotógrafo espanhol Samuel Arande foi o grande vencedor do World Press Photo 2011 , o prêmio mais importante do mundo de fotojornalismo, com uma imagem que retrata os conflitos da Primavera Árabe.

A fotografia foi tirada em Outubro dentro de uma mesquita, que serviu de hospital durante os conflitos entre a polícia e os opositores ao regime do Iémen, e retrata a imagem de uma mulher com véu segurando um familiar ferido durante uma manifestação no Iémem.
"É uma fotografia que fala em nome de toda uma região. Representa o Iêmen, o Egito, a Tunísia, a Líbia, a Síria, por tudo o que aconteceu na Primavera Árabe. Ela mostra o papel que as mulheres tiveram, não apenas como volutárias na ajuda humanitária, mas como pessoas ativas no movimento", disseKoyo Kouoh, jurado do grande prêmio de fotografia.
Damir Sagolj _ World Press Photo 2012 Já o fotógrafo bósnio Damir Sagolj ganhou apenas o primeiro prêmio na categoria “Vida Cotidiana” com a imagem de um retrato do fundador da Coréia do Norte, Kim Il-sung, decorando um prédio de Pyongyang.
Veja abaixo os demais vencedores:
Yasuyoshi Chiba Pessoas em Notícias: por Yasuyoshi Chiba - série de fotos sobre o período posterior ao tsunami no Japão. A foto acima mostra a reação de Chieko Matsukawa após achar o diploma de sua filha em meio aos destroços de sua casa em Higashimatsushima.
por Brent Stirton Natureza: por Brent Stirton - série mostra uma fêmea na Reserva de Tugela, em Colenso, na África do Sul, 4 meses depois de perder o chifre depois de ser brutalmente atacada por caçadores com motosserras.
Natureza individual  Jenny E. Ross Natureza (individual): por Jenny E. Ross - urso polar escalando um desfiladeiro em Ostrova Oranskie, na Rússia,para se alimentar de ovos de aves .
Alex Majoli Notícia Geral (individual): por Alex Majoli - imagem de manifestantes na Praça Tahrir reagindo a discurso do presidente Hosni Mubarak, no Cairo.
Alejandro Kirchuk Cotidiano: por Alejandro Kirchuk - série "Nunca Deixarei Você Ir", que retratou o casal Marcos, 89 anos, e Monica, 87 anos. Os dois estão casados e vivem há 65 anos em um apartamento de Buenos Aires. Monica foi diagnosticada com Alzheimer em 2007, e desde então Marcos tem dedicado todo o seu tempo para cuidar da mulher.
Rob Hornstra Arte e Entretenimento: por Rob Hornstra - série "O Projeto Sochi: Cantorias de Sochi". A imagem exibe Marika Bajur, uma das cantoras que luta por um espaço para trabalhar em restaurantes do resort de Sochi, no Mar Negro russo.
Brent Stirton Assuntos Contemporâneos (individual): por Brent Stirton - com a foto de Maria, uma prostituta viciada em drogas de Kryvyi Rig, na Ucrânia.
Yuri Kozyrev Momentos de Notícias (individual): por Yuri Kozyrev - rebeldes líbios em Ras Lanuf no dia 11 de março, no início da revolução popular contra o regime de Muammar Kadafi.
Laerke Posselt Retratos (individual): por Laerke Posselt - retratado da atriz iraniana nascida na Dinamarca, Mellica Mehraban.
Esportes -  Donald Miralle Jr Esportes: por Donald Miralle Jr - Baía de Kailua, Havai, edição do Ford Ironman World Championship.
Stephanie Sinclair Assuntos Contemporâneos: por Stephanie Sinclair - série "Noivas Crianças: Muito jovens para casar". Tahani (de rosa) se casou com o marido, Majed, quando tinha 6 anos e ele 25, no Iêmen.
David Goldman Arte e Entretenimento (individual): por David Goldman - ganhou o 1º lugar com a foto 'Afeganistão', na qual o capitão das forças canadenses Ben Vandandaigue toca bateria na base situada em Panjwaii.