sexta-feira, 30 de março de 2012

Cientistas dizem que chocolate pode emagrecer


assinatura post Vai aqui uma boa notícia pra quem não dispensa uma barrinha (28 g ) diária de chocolate e está preocupado como o peso. Segundo estudo realizado na Universidade da Califórnia e publicado na revista científica Archives of Internal Medicine , os chocólatras podem usufruir desse doce pecado e ainda perder peso.

Dizem os cientistas que o consumo regular e moderado de chocolate pode sim ajudar na perda de peso. O estudo foi realizado em 1.081 voluntários de 20 a 85 anos, livres de livres de doenças cardiovasculares e diabetes, observando-se suas dietas, ingestão de calorias e Índice de Massa Corporal (IMC).
Por mais absurdo que possa parecer, pois o chocolate é uma guloseima extremamente calórica, ele contém ingredientes que favorecem a perda de peso, em vez do acúmulo de gordura.
“O chocolate mostrou possuir associações metabólicas. Ele é rico em antioxidantes que podem contribuir para a sensibilidade à insulina e a pressão sanguínea, mesmo se considerado outros fatores como, por exemplo, a carga de exercícios físicos desenvolvidas pelos voluntários analisados", relata a pesquisa.
Mas para que se obtenham resultados satisfatórios, os pesquisadores alertam para um fator: “como o chocolate é rico em calorias, há preocupações quanto a sua ingestão. Assim, o mais importante é a frequência com que o chocolate é consumido, não a quantidade”.
Este não é o primeiro estudo a sugerir aos benefícios do chocolate no controle da obesidade. Há algum tempo, pesquisadores Universidade de Chung Hsing, em Taiwan, divulgaram que são os ácidos fenólicos presentes no cacau são s responsáveis pela ação emagrecedora. "Eles interferem na produção da leptina, o hormônio da saciedade (que, nos obesos, é bem reduzida), e ainda queimam calorias". (fonte)
Mas antes de sair por aí devorando a sua barra de chocolate, lembre-se de que esse estudo parece-me não conclusivo, mesmo porque cada metabolismo tem suas peculiaridades e isso ao que indica não foi observado nessa pesquisa.
Por isso cautela. Procure um médico para avaliação clínica antes de se submeter a qualquer tipo de dieta, mesmo porque não há qualquer estudo científico que afirme que ingestão de açúcar ajude a emagrecer.