sexta-feira, 2 de março de 2012

Disney é acusada de estigmatizar crianças obesas


assinatura post O Disney World decidiu cancelar a inauguração em Orlando de uma atração que buscava combater a obesidade infantil, depois de receber críticas que a acusavam de estigmatizar as crianças obesas.
A inauguração da atração - que durante alguns dias esteve aberta de forma extraoficial para testar a reação do público - estava prevista para o próximo dia 5 de março, mas a empresa adiou por tempo indeterminado a abertura.
A atração Habit Heroes foi projetada pela Disney, em colaboração com uma associação morte-americana de companhias de seguros médicos, para combater os maus hábitos que contribuem à obesidade infantil, como a junk food (algo como “comida lixo”) ou a falta de exercícios físicos.
Localizada no parque temático Epcot, a atração oferecia uma série de jogos que exigiam certa atividade física para que os visitantes pudessem ajudar um suposto menino que enfrenta problema por seus maus hábitos.
O cancelamento da abertura oficial acontece depois que, na semana passada, a Associação Nacional para Promover a Aceitação dos Obesos (NAAFA, na sigla em inglês) acusou a Disney de "ficar sob a sombra da negatividade e da discriminação" ao apostar "na ferramenta da vergonha como a melhor maneira de se comunicar com as crianças".
Habit Heroes 1 "O uso desses estereótipos, habitualmente utilizados para atormentar as crianças com sobrepeso, poderia reforçar e fortalecer o ciclo de intimidação, depressão, transtornos alimentícios e inclusive pensamentos suicidas", diz a NAAFA.

Em um comunicado, a associação criticou a utilização de personagens estereotipados, tais como, o "The Glutton" (que come demais e muito rápido), o "Snacker" (que come muitas comidas processadas e cheias de gordura) e o "Lead Bottom" (que não faz exercício físicos).
Um porta-voz da associação das seguradoras que colaborou com a Disney na atração garantiu que o parque está "testando e recebendo a informação dos usuários para fazer os ajustes necessários prévios à inauguração".
"Queremos nos assegurar que a atração transmita de forma divertida uma mensagem positiva sobre o estilo de vida saudável". Fonte