sexta-feira, 16 de março de 2012

NASA lança o atlas mais completo do Universo

WISE 1assinatura post A NASA lançou hoje um novo atlas e catálogo de todo o céu em infravermelho. A publicação mostra mais de meio bilhão de estrelas, galáxias e outros objetos capturados pela missão Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE), o telescópio espacial em infravermelho.

WISE 10 WISE foi lançado em 14 de dezembro de 2009 e ao longo de 2010 mapeou o Universo, em uma escala maior feita pelos seus antecessores graças a maior sensibilidade dos seus instrumentos.
Foram registradas mais de 2,7 milhões de imagens, obtidas em 4 longitudes de onda de luz infravermelha, permitindo assim a captura de qualquer objeto, desde asteróides próximos até as galáxias mais distantes. Ao todo, a equipe processou mais de 15 bilhões de bytes de dados.
As exposições individuais da missão WISE foram combinadas em um atlas com mais de 18 mil imagens, que cobrem o céu e um catálogo que lista as propriedades infravermelhas de mais de 560 milhões de objetos individuais  que se encontram nas imagens. A maioria dos objetos são estrelas e galáxia. Muitos deles nunca tinham sido vistos antes.
WISE 2asteróide troiano 1 Astrônomos estudando as observações feitas com a missão WISE descobriram o primeiro asteróide troiano orbitando o Sol juntamente com a Terra. Os troianos são asteróides que compartilham sua órbita com um planeta próximo a pontos estáveis em frente ou atrás dele. Por estarem na mesma órbita do planeta eles nunca colidem com ele. As imagens feitas pela NASA ilustram a trajetória do “troiano” .
Algumas das imagens da missão WISE publicadas pela NASA podem ser vistas aqui.