sábado, 21 de abril de 2012

As admiráveis imagens ilusórias de Marte

marte assinatura post Os mistérios do Espaço são insondáveis​​, mas a perseverança do homem insiste em explorá-lo. Telescópios potentes e robôs espaciais invadem o frio cosmos em busca de respostas para milhões de perguntas.

Mas as imagens às vezes incomuns que vêm de planetas e galáxias distantes alimentar a imaginação mais do que o conhecimento. E neste caso, Marte nos oferece fotos fantásticas. Vamos a elas:
marte-seria Sereia – É um desses efeitos óticos conhecidos como pareidolias. A imagem tornou-se famoso sob o título "A Pequena Sereia de Marte”. Trata-se de ilusão da perspectiva. Na realidade, a pequena sereia é apenas o produto de uma formação rochosa com uma figura semelhante à famosa escultura em Copenhague.
rosto-marte Rosto – Esta imagem de 1976, que mais parece um rosto sobre a superfície marciana, é na verdade outra ilusão de ótica devido a iluminação do Sol.
elefante-marte O elefante- O “elefante” observado pela sonda de Marte não é apenas um efeito ótico resultado da superfície topográfica fotografada. Na verdade, os contornos que nos dão a ideia de um elefante são apenas leitos de lavas secas, formados ao longo dos tempos na região vulcânica conhecida como Elysium Planitia.
rosto feliz-marte Cara Feliz – É na realidade a cratera Gale, com 134 km de largura, do lado leste da bacia Argyre.
moolito-marte Monólito – Este "monólito" também apareceu na superfície de Marte. A forma aparente retangular lembra os monólitos plantadas pelos elienígenas no clássico filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”.
dunas-marte Dunas - Esta imagem mostra dunas de areia que mais se assemelham às ondas marinhas. Elas estão localizadas na cratera Endurance.
serpente-marte Serpente – Ela é simplesmente a consequência de uma tempestade. Foi vista no final da primavera (hemisfério norte) na região da planície Amazonis.
coração-marte Coração – A imagem foi capturada na região chamada Arabia Terra e tem cerca de um km de comprimento . Ela é o resultado do vento agindo sobre partículas de areia, deixando um clarão de luz sobre a superfície.
tatuagem - marte Tatuagem - A imagem tem sido chamada de “A Tatuagem de Marte” e mostra caracteres coloridos do terreno marciano. Estas marcas na superfície, dizem os especialistas, são pequenos redemoinhos de vento, assim como acontece em várias regiões desérticas da Terra.
rochado elefente-marte Marte visto da Rocha do Elefante – Esta foto foi capturada da Terra e nela se vê Marte mais próximo da Terra em quase 60 mil anos. A imagem foi tomada desde a Elephant Rock, situada no parque estatal Valle del Fuego, Nevada (EUA).Fonte