quinta-feira, 12 de abril de 2012

Se você é bonita, não anexe foto no seu currículo


assinatura post Ser bonita hoje pode para uma mulher em busca de trabalho um grande inconveniente. Segundo us estudo publicado no ”The Economist” , as candidatas a uma vaga de emprego com beleza excessiva deveria evitar colocar a sua foto no currículo.
Este é o conselho dos pesquisadores israelenses Bradley Ruffle y Ze'ev Shtudiner, da Ben-Gurion University e do Ariel University Center, respectivamente, que asseguram que as mulheres não contratam outras mulheres bonitas por medo de ter que enfrentar “futuras rivais”.
Segundo esses pesquisadores,  a velha teoria de no trabalho a beleza feminina é um ponto forte favorável não existe mais. "Para crescer profissionalmente é mais difícil para uma mulher se ela é bonita”, comentam Ruffle e Shtudiner.
A dupla enviou currículos bem semelhantes para mais de 2.500 vagas reais para ambos os sexos. Metade com foto dos candidatos e outra metade sem foto.
No caso dos homens, o resultado foi o esperado. Os bonitos foram chamados para uma entrevista caso incluam uma foto, juntamente com os menos atraentes que não enviaram a foto. Entretanto, no caso da mulheres, a situação foi invertida: mulheres atraentes eram menos chamadas para uma entrevista caso incluíssem uma foto.
Então como ficaria a situação das mulheres mais bonitas? Dar um photoshopada na foto para uma aparência menos atraente? Não, dizem os pesquisadores. Par eles, o ideal seria as empresas abolirem essa prática e considerar o anonimato, assim como faz o setor público da Bélgica, que sequer solicita o nome do candidato.