sexta-feira, 18 de maio de 2012

Bronzeamento de Isabeli causa polêmica na Europa

assinatura post Uma campanha publicitária de roupas de banho da fast fashion H&M está causando grande polêmica em alguns países europeus por mostrar a top brazuca Isabeli Fontana extremamente bronzeado (veja vídeo abaixo).
As principais críticas partiram de centros de pesquisas suíços que estudam o câncer de pele. Seus especialistas temem que as imagens de Isabeli possam virar sinônimo de beleza e induzir os consumidores a se exporem demasiadamente so sol para conseguir o mesmo resultado das fotos.
Na campanha, a top brazuca é vista com uma pele marrom escura e brilhante, um tipo de bronzeado considerado irreal e que exigiria dias de exposição constante ao sol.
"Para vender biquínis, a marca reforça representações sociais sobre como deve ser o corpo das pessoas, mesmo se para isso é preciso pagar o preço de massacrar a saúde", diz o médico Emmanuel Ricard, da Liga Francesa Contra o Câncer.
Inicialmente, a marca havia se defendido das críticas afirmando que a modelo da campanha "é brasileira e tem naturalmente um tom de pele mais escuro do que a maioria das europeias".
Mas depois a empresa divulgou oficialmente um pedido de desculpas: "Sentimos muito se nossa campanha feriu algumas pessoas. Nosso objetivo não é valorizar um ideal de beleza específico e menos ainda promover um comportamento perigoso".
Por outro lado, a top esclarece que “as fotos foram feitas sob o intenso sol das Ilhas Maldivas, mas que estava com o corpo totalmente maquiado e protegido por filtro solar FPS 50”. Fonte: Agência Estado e Vogue.

15 comentários:

  1. Anônimo diz:

    e a modelo por acaso não pode ter a pele morena? pra fazer propaganda na europa tem que ter a pele branca?

    Anônimo diz:

    Seria melhor contratar uma negra.

    Anônimo diz:

    Caralho ela ficou preta!! Comofas???

    Agora não se tem mais o direito nem de ter uma pele mais escura? ta na cara que ela tava bem bronzeada, mas reclamar disso já é sacanagem

    Anônimo diz:

    Ora, essa modelo é conhecida no mundo inteiro, todos sabem que ela é branca. Realmente, parece que assaram ela num forno, ficou péssima. Viva a cor natural da pele.

    João Guilherme Junior diz:

    A plasticidade da foto da modelo mais morena ficou muito boa! Não sei o que tanto falaram dela, mas eu adorei!

    Anônimo diz:

    Photoshop rulez forever!!!!!!

    Anônimo diz:

    Isabeli é descendente de italianos e tem o tom de pele claríssimo. É óbvio que passou por sessões de bronze artificial intenso, maquiagem corporal e outros artifícios, pois a mesma está irreconhecível.
    O que essas campanhas europeias deviam fazer é contratar modelos negras. Agora se a intenção é manter o padrão de beleza branco, coloque meninas branquinhas de biquíni. E viva as diferenças... afinal ninguém precisa mudar a cor da pele para ser feliz!!!

    Isso se chama photoshop... o.0

    Anônimo diz:

    Grande hipocrisia. Eles dizem que força um estereótipo que põe em risco a saúde. E anorexia veio de onde mesmo?! Todas essas modelos esquálidas, "perfeitinhas", com uma pele que um ser humano saudável nunca vai ter? Todas de photoshop da unha do pé até o fio do cabelo...

    Anônimo diz:

    Inveja!!!!!

    Acho que teve gente que não entendeu a reclamação...

    O problema ai não é o tom de pelo da modelo, e sim a preocupação de que algumas pessoas possam ter vontade de ter uma pelo bronzeada assim (que é impossível sem prejudicar a saúde).

    dfhell diz:

    Esse tal de politicamente correto as vezes é uma m*$d!, ANOREXIA sim é um risco para saúde. Como se não existissem várias maneiras de se bronzear sem verdadeiros riscos a saúde. Se começarem a proibir td, daqui a pouco vamos ser obrigados a sair de guarda-sol até em dia nublado, e praia vai ser um lugar proibido. E teve gente que concordou com isso.

    Anônimo diz:

    Invejaaaaaaaaaaaaaa! Tá linda!

    Anônimo diz:

    E o mundo vai ficando cada vez mais chato... não se pode mais fazer nada sem que alguem venha reclamar.

Postar um comentário