domingo, 22 de julho de 2012

Batman foi inspirado no Zorro, Da Vinci e num vilão


assinatura post O sucesso de Batman estava longe de ser o resultado de um elaborado processo criativo. O desenhista Bob Kane e roteirista Bill Finger o criaram em apenas uma semana. Os editores da Detective Comics estavam procurando um personagem que tivesse o mesmo êxito do Superman. E assim, em maio de 1939, nascia um despretensioso super-herói, que até os dias de hoje faz grande sucesso.
Bob Kane se baseou no Zorro para criar a dupla identidade de seu personagem. O homem por trás da máscara, Bruce Wayne é, como Don Diego de la Vega, um milionário desanimado, ocioso e com pouca iniciativa. Já a ideia de morcego foi inspirada nos esboços do planador de Leonardo da Vinci (na imagem abaixo, um dos desenhos) . E o filme de mistério “The Bat Whispers” (Os Sussurros do Morcego, 1930) foi quem deu o aspecto sombrio do personagem.
  É o próprio Kane que reconhece isso, segundo relata Joel Schumacher, diretor de “Batman Eternamente” (1995) e “Batman & Robin” (1997) : "O Batman é o resultado de 3 influências. Uma delas foi  Leonardo da Vinci e sua maquina voadora de 500 anos atrás. Tratava-se um homem com um tipo de armadura e asas de morcego. Eu vi essa foto quando eu tinha 13 anos e obsevei que parecia ser um homem-morcego ".
"Minha segunda influência foi um filme chamado "The Mark of Zorro", onde eu tirei a ideia da dupla identidade. O Zorro era um dândi playboy, que durante a noite lutava contra a injustiça. A terceira influência foi o thriller “The Bat Whispers”.  A única diferença era que o “The Bat” era um vilão. Você pode ver as sombras do morcego durante todo o filme, mas no final ele se revela em seu disfarce, que não é muito diferente da minha própria fantasia”. Fonte


"Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge"
"Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" (The Dark Knight Rises) é o último filme da trilogia concebida e dirigida por Christopher Nolan. Com Tom Hardy no papel do vilão Bane e Anne Hathaway como a Mulher-Gato, o filme retoma o enredo a partir do fim de "O Cavaleiro das Trevas" (2008).
Sinopse:Oito anos se passaram desde que Batman desapareceu na noite e passou de herói a vilão, acusado pela morte do promotor Harvey Dent. Agora, ele terá que e lidar com a chegada um ladrão  perigoso. Muito mais perigoso, no entanto, é o aparecimento de Bane, um terrorista, cujo plano é tirar Bruce do autoexílio.
Elenco: Christian Bale, Tom Hardy, Michael Caine, Morgan Freeman, Gary Oldman, Anne Hathaway, Joseph Gordon-Levitt, Marion Cotillard. A estreia brasileira  está para o dia 27 de agosto de 2012.