quarta-feira, 18 de julho de 2012

Comovente: golfinho carrega bebê em ritual de luto


assinatura post Uma mamãe golfinho foi filmada (veja vídeo abaixo) carregando o corpo de seu filhote por 3 dias no mar, em uma espécie de "ritual de luto". Essas cenas emocionantes foram registradas por turistas, em Guangxi Zhuang (China).

O mamífero levantou o filhote morto várias vezes até a superfície, como se estivesse tentando ajudá-lo a respirar. Depois o levou em direção a águas mais profundas.
Pesquisadores têm observado golfinhos carregando ou empurrando seus filhotes mortos. Eles parecem demonstra angústia e podem ficar com o bebê morto por vários dias.
Rituais de luto no reino animal podem ser observados em baleias, elefantes, chimpanzés e gorilas.
Embora os pesquisadores relutem em aceitar emoções humanas demonstradas por animais, esse comportamento parece sugerir que pelo menos os golfinhos têm consciência da sua mortalidade. Fonte

4 comentários:

  1. zém, realmente, a imagem é bem emocionante. a idéia que passa é que ela tenta socorrer o filhote. dramático também.

    bjos

    Albuq diz:

    Zém, vou te contar, quem quiser que não acredite, mas é fato, existe um sentimento de perda muito forte entre esses animais. É uma tristeza a cena. Impossível não crê que exista algum tipo de "consciência" da perda ou morte.

    Muito interessante! bjs

    Zém diz:

    Salve, guria estrelar. No primeiro momento, pensei que ela tentava socorrer o filhote, mas qquando teve a certeza da morte, partiu para o ritual de luto.

    Jocas grandes.

    Zém diz:

    Oi, Márcia. Já há alguns estudos que apontam para algum tipo de consciência dos animais. Neste caso específico, creio trata-se num segundo momento de um sentimento de perda afetiva. Mas também acredito que a mãe tentou, num primeiro momento socorrer o filhote, que ainda estava vivo. Enfim.

    Grato pela visita e comentário. Beijo.

Postar um comentário