sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A manipulação fotográfica antes da era digital

Sealed Power Piston Rings - Fotomontagem de John Paul Pennebaker (detalhe), 1933.
assinatura post A manipulação fotográfica não começou com a era digital. A correção, a falsificação, o ajuste de uma imagem para servir a propósitos específicos é tão antigo quanto a própria fotografia.

Começou como uma resposta natural dos artistas que tentaram alterar as imagens para aproximá-las do mundo real. Mas rapidamente essa prática ingênua deu lugar a técnicas sofisticadas para servir a interesses políticos, comerciais ou midiáticos.
Assim, a maior exposição já montada sobre manipulação de fotos antes da era digital acaba de ser anunciada pelo Metropolitan de Nova York . Trata-se da “Faking It: Manipulated Photography Before Photoshop” (algo como, “Fingindo: Manipulação Fotográfica Ante do Photoshop”), que reunirá mais de 200 imagens com “o objetivo de enganar”.
A mostra trará imagens produzidas entre 1840 e 1990, período no qual a manipulação fotográfica se desenvolveu até atingir os recursos sofisticados ainda sem o uso de ferramentas digitais. A exposição estará em cartaz a partir de 11 outubro e vai até janeiro de 2013. Fonte
Gustave Le Gray Cloud Study, Light-Dark 1856-57 – Foto do francês Gustave Le Gray (1820–1884). Aqui ele usou 2 negativos, uno para o céu e outro para o mar, para compensar a luz (Estate of Maurice Sendak - Photo Courtesy: The Metropolitan Museum of Art)
A Powerful Collision, A Powerful Collision, 1914 – Montagem de um fotógrafo alemão desconhecido durante a I Guerra Mundial (Photo Courtesy: The Metropolitan Museum of Art)
Grete Stern Dream No. 1: ‘Electrical Appliances for the Home, 1948 - Fotomontagem de Grete Stern, nascida na Alemanha, mas naturalizada argentina. Ela utilizou a manipulação para expor um mundo onírico (The Metropolitan Museum of Art - Courtesy of Galería Jorge Mara - La Ruche, Buenos Aires)
Fading Away, 1858 - O inglês Henry Peach Robinson (1830–1901) manipulava as fotos em um estúdio para adaptá-las aos cânones de luz e texturas das pinturas (The Royal Photographic Society Collection at the National Media Museum, Bradford, United Kingdom - Photo Courtesy: The Metropolitan Museum of Art)
Man on Rooftop with Eleven Men in Formation on His Shoulders Man on Rooftop with Eleven Men in Formation on His Shoulders, ca. 1930 - Truques comum durante os anos de 1930, quando as fotos bizarras e de apelo cônico eram bem populars (Collection of George Eastman House, International Museum of Photography and Film, Rochester - Photo Courtesy: The Metropolitan Museum of Art)
Maurice Guibert Henri de Toulouse-Lautrec as Artist and Model, ca. 1900 – Fotomontagem do francês Maurice Guibert (1856–1913), utilizando o pintor Toulouse-Lautrec como modelo de si mesmo (Philadelphia Museum of Art: Gift of Henry P. McIlhenny, 1982 - Photo Courtesy: The Metropolitan Museum of Art)
Lenin and Stalin in Gorki Lenin and Stalin in Gorki in 1922, 1949 – Imagem falsa de um fotógrafo russo anônimo em que aparecem Stalin y Lenin, em 1922. O encontro nunca aconteceu. Trata-se de uma montagem (Collection of Ryna and David Alexander - Photo Courtesy: The Metropolitan Museum of Art)
zepelín atracando  Empire State Unidentified American artist Dirigible Docked on Empire State Building, New York 1930 - Montagem de um zepelín atracado no Empire State (The Metropolitan Museum of Art, Twentieth-Century Photography Fund, 2011 -Photo Courtesy: The Metropolitan Museum of Art)
Maurice Tabard Room with Eye, 1930 – Fotomontagem de Maurice Tabard (1897–1984) (The Metropolitan Museum of Art, The Elisha Whittelsey Collection, The Elisha Whittelsey Fund, 1962 - Photo Courtesy: The Metropolitan Museum of Art)

0 comentários:

Postar um comentário