terça-feira, 7 de agosto de 2012

As fantásticas paisagens de Marte antes do Curiosity

planeta marte 10assinatura post O Curiosity (curiosidade) pousou nesta segunda-feira em Marte, após uma viagem de 8 meses, 566 milhões de quilômetros percorridos e 2,5 bilhões de dólares gastos ao longo dos últimos 10 anos.

Curiosity - marte 1 O veículo-robô é o maior e mais complexo já lançado para qualquer planeta. É na verdade um um sofisticado laboratório de pesquisa. Além de tentar descobrir se Marte é ou já foi habitado por alguma forma de vida (*), ele também tem a missão de “preparar” o caminho para futuras missões tripuladas.
Curiosity _ marte A operação de pouso foi considerada a mais arriscada e complexa na história dos voos espaciais não tripulados. Devido à demora nas comunicações via rádio entre a Terra e Marte, todo o processo precisou ser autoguiado, sem a interferência de técnicos.
Opportunity 10 Desde a década de 1960, dezenas de sondas foram direcionadas a Marte, mas apenas 30% delas tiveram  algum tipo de êxito. Entretanto, isso não impediu que telescópios potentes, sondas  e robôs de exploração (entre eles, o Opportunity – que ainda se encontra em solo marciano) deixassem de produzir imagens fantásticas sobre a paisagem do ainda enigmático Planeta Vermelho.

Vamos a algumas delas. Umas são pura ilusão de ótica e até lisérgicas,  outras parecem mais uma pintura abstrata, algumas são bem figurativas, mas todas são fantásticas:
arvore - marte dunas-marte marte agua tatuagem - marte evidência de água em marte por sol marte em marte vida_marte Valles Marineris
Olympus Mons _ marte planeta marte
rosto-marte
(*) Vale lembrar que estamos falando de vida microscópica. Nada de ET’s nanicos, verdes, com antenas e que se reproduzem com o toque dos dedos.