terça-feira, 28 de agosto de 2012

Formiga usa tecnologia de Internet na comunicação

Segundo um estudo conduzido pela pesquisadora Deborah Gordon, da Universidade de Stanford (EUA), as formigas cortadeiras se comunicam de maneira bem semelhante à transmissão de dados pela Internet.
Depois de anos estudando o comportamento dessas formigas operárias, Gordon descobriu que há um padrão continuado de comportamento no momento em que estão em busca de alimento. A cientista então relatou o fato a Balaji Prabhakar, especialista em estudar transferência de arquivos através de redes de computadores.
E assim os cientistas chegaram à conclusão de que as formigas não só seguem um padrão específico, mas que se trata também do mesmo algoritmo algoritmo presente no protocolo TCP (Transmission Control Protocol), que controla toda a transferência de dados na Internet, o que permite a navegação de bilhões de usuários.
De acordo com os pesquisadores, na Internet os dados são transmitidos através de pacotes, com um receptor enviando um sinal cada vez que as informações são recebidas corretamente.
As formigas utilizam esse mesmo sistema para procurar comida, enviando mais indivíduos para a fonte cada vez que um deles retorna ao formigueiro. Esse ritmo de transporte de alimento, observam, é exatamente o mesmo da transmissão de dados da Internet.
A coincidência entre os padrões levou os pesquisadores a apelidar essas formigas de “Anternet” um trocadilho com o nome de formiga em inglês (ant) e Internet.
O aprofundamento dessa observação poderá ajudar os cientistas a entender melhor o comportamento das colônias de formigas, assim como apontar novas soluções para melhorar o sistema de rede atual.Fonte