quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Homens estressados preferem mulheres gordinhas


assinatura post Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Westminster, em Londres, sugere que os homens estressados preferem como parceiras mulheres gordas em vez das magras.
Os cientistas, que publicaram seu estudo na revista PLoS ON , acreditam que esta opção tão pouco coincidente com o padrão de beleza ocidental está ligada a períodos de maior escassez de recursos, pois elas são vistas como pessoas com mais acesso à comida e bens. Já as pessoas magras são vistas como mais expostos a doenças.
Para realizar este estudo, os pesquisadores reuniram 81 homens ingleses. Metade deles foi convidada a avaliar quais mulheres eles achavam atraentes a partir de algumas fotografias. A outra metade seguiu o mesmo modelo, mas após uma série de atividades estressantes, tipo discursar por 5 minutos na frente de estranhos e fazer cálculos complexos rapidamente.
O grupo estressado deu notas mais altas para as mulheres de peso normal e acima do peso, enquanto o outro grupo preferiu as mais magras. Segundo os cientistas, essas alterações nas “condições ambientais” levaram a essas mudança nas preferências.
Estes resultados, dizem os autores, são consistentes com a ideia de que as pessoas idealizam as características morfológicas de seus parceiros quando experimentam uma “ameaça ambiental”.
“Esse fenômeno indica que a capacidade de atração humana é sensível às variações do núcleo ambiental e refletem as estratégias de adaptação para se lidar com a adversidade”, conclui o estudo.