sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Irmã de Napoleão é eleita a mulher mais bela da arte

Paulina Bonaparte _ miss da arteassinatura post Esta imagem foi a vencedora de um concurso de beleza eterna, realizado na Itália, ano passado, com a participação de 120 obras da arte italiana criadas antes do século 20. Trata-se de Paulina Bonaparte Borghese, a irmã predileta de Napoleão, reconhecida agora como a “Nova Miss da Arte”.

Paulina Bonaparte _ miss da arte 1Ela nasceu no início do século 19. Na escultura em mármore é retratada seminua, sobre uma cama e com uma maçã em uma das mãos. Em segundo lugar ficou a ficou a "Venus Calipigia” (a deusa das belas nádegas), enquanto a enigmática "Mona Lisa" ficou na 62ª posição, com apenas 8,2% dos votos. Entretanto, na categoria “Miss da Beleza Eterna”, que se considerou a universalidade e a eternidade da beleza, a “Gioconda” de Da Vinci ganhou o primeiro prêmio.
Mona LisaVenus Calipigia  Paulina Bonaparte Borghese Os retratos a óleo são do artista francês Robert Lefevre.
Bela e polêmica, Paulina posou nua aos 25 anos para o escultor Antonio Canova, que a imortalizou em mármore como uma Vênus de características e proporções perfeitas, atributos que levou 67% dos italianos a optarem por ela.
Paulina Bonaparte Borghese foi uma das mais belas e controversas mulheres europeias do seu tempo. Ela escandalizou o Velho Mundo com os relatos de seus inúmeros casos amorosos, que envolviam lesbianismo, ninfomania, orgias e até rumores sobre um possível relacionamento incestuoso com Napoleão. Fonte