segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Pussy Riot, o punk feminino que agita o mundo


assinatura post Líderes político, artistas e entidades de direitos humanos, tanto dentro como fora da Rússia, consideraram excessiva a pena contra a banda punk feminina Pussy Riot (algo como Vagina Raivosa, em tradução livre).
Três 3 integrantes do grupo foram presas e sentenciadas a 2 anos de prisão pela justiça moscovita em decorrência a ato de protesto contra Vladimir Putin, o atual presidente. Segundo a sentença da juíza, o motivo da condenação foi por "vandalismo motivado por ódio religioso”.
Isso tudo porque elas cantaram uma "Oração Punk" no altar da catedral de Cristo Salvador em fevereiro, pedindo para que a Virgem Maria "livrasse a Rússia de Vladimir Putin”, o então primeiro-ministro e candidato à presidência do país, eleição que levantou grandes suspeitas de fraude.
Os críticos do governo russo encaram o julgamento como parte de uma crescente repressão a dissidentes, comandada pela KGB (Comitê de Segurança do Estado, antigo serviço secreto da União Soviética), que na música é ironicamente descrito como uma santidade.
Durante o julgamento, uma das jovens chegou a afirmar que se trata de um processo político e que se tivessem cantado a favor de Putin não estariam diante dos tribunais.
O processo tem gerado as mais diversas manifestações desde seu início. De Madonna (foto abaixo)ao ex-Beatle Paul McCartney, as estrelas pop do mundo pediram publicamente pela libertação das três integrantes: Nadejda Tolokonnikova, de 22 anos, Ekaterina Samutsevitch, de 30, e Maria Alejina, de 24.
Red Hot Chili Peppers foi um dos primeiros grupos que prestou apoio às jovens - campanha que foi imediatamente seguida por Sting, Peter Gabriel, The Who e Bjork, entre outros. Veja abaixo a tradução e vídeo da música
“Oração Punk” (tradução livre feita pela Revista Veja)
“Mãe de Deus, nos livre de Putin!
Mãe de Deus, virgem, nos livre de Putin! Nos livre de Putin! Nos livre de Putin! 
Veste negra, ombreiras douradas!
As crianças da paróquia rastejam para fazer reverência
O fantasma da liberdade está no céu
Os homossexuais se vão para a Sibéria
O líder da KGB é sua mais alta Santidade
Os manifestantes terminam na prisão
Para não ofender os santos
As mulheres devem parir e amar
Lixo de Deus, lixo, lixo! Lixo de Deus, lixo, lixo!
Mãe de Deus, virgem, torne-se feminista, torne-se feminista, torne-se feminista!
A igreja reverencia líderes podres, procissão de limusines pretas
Na escola, vem um pregador: vá à aula, traga dinheiro!
O patriarca acredita em Putin 
Melhor seria acreditar em Deus!
O cinturão da virgem sagrada não impede as manifestações das massas
A virgem Maria está conosco nos protestos!
Mãe de Deus, virgem, nos livre de Putin! Nos livre de Putin! Nos livre de Putin!”