segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Equação do rabo de cavalo leva IgNobel 2012

ignobel 2012assinatura post Foram anunciados, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, os ganhadores do Prêmio IgNobel de 2012.

O destaque dessa edição foi para os cientistas de neurociência Craig Bennett, Abigail Baird, Michael Miller, e George Wolford (EUA) por demonstrar através de equipamentos sofisticadíssimos que um salmão morto é capaz não apenas de reconhecer emoções humanas olhando para fotografias, como também mostraram a parte do cérebro do animal responsável por essas emoções.
salmao - ignobel O trabalho é uma crítica à proliferação de estudos na área das neurociências que atribuem emoções, comportamentos e funções em geral a partes específicas do cérebro.
Outra pesquisa que chamou a atenção foi na área de física. Os pesquisadores Joseph Keller (EUA), Raymond Goldstein (EUA/Reino Unido), Patrick Warren e Robin Ball (Reino Unido) foram premiados pelo cálculo do equilíbrio de forças que modela e movimenta o cabelo humano em um penteado rabo-de-cavalo.
ignobel - rabo de cavalo O Ig Nobel foi criado em 1991 pela revista de humor Annals of Improbable Research. O prêmio tem como objetivo contemplar pesquisas que não deveriam ter sido feitas e que não podem ou não devem ser repetidas. O evento é uma paródia do consagrado prêmio Nobel e elege as pesquisas mais inusitadas. Só são premiadas pesquisas verdadeiras e que tenham sido publicadas. É séria a coisa. Veja abaixo os demais vencedores:
discurso _ ignobel Acústica - Kazutaka Kurihara e Koji Tsukada (Japão) pela criação do SpeechJammer, uma máquina "embaralhadora da fala", que interrompe a fala de uma pessoa, fazendo-a ouvir suas próprias palavras faladas em um pequeno atraso.
chimpanze - ignobel Anatomia - Frans de Waal (Holanda/EUA) e Jennifer Pokorny (EUA) por descobrir que os chimpanzés podem identificar outros chimpanzés individualmente olhando fotografias de seus traseiros.
cicra de cafe - ignobel Dinâmica dos Fluidos - Rouslan Krechetnikov (EUA/Rússia/Canadá) e Hans Mayer (EUA) por estudar o movimento do café na xícara quando uma pessoa anda com ela na mão.
coloscopias - ignobel Medicina - Emmanuel Ben-Soussan e Michel Antonietti (França) por elaborar recomendações para os médicos que realizam colonoscopias sobre como minimizar a chance de que seus pacientes explodam.
cabelo verde - ignobel Química - Johan Pettersson (Suécia) por resolver o enigma de por que, em certas casas na cidade de Anderslöv, na Suécia, o cabelo das pessoas ficou verde: por causa do cobre liberado pelos canos.
Torre Eiffe - ignobel Psicologia - Anita Eerland e Rolf Zwaan (Holanda) e Tulio Guadalupe (Peru/Rússia/Holanda) pelo seu estudo mostrando que, quando uma pessoa se inclina para a esquerda, a Torre Eiffel parece menor.
report Literatura - Escritório de Controladoria do governo dos EUA pela publicação de um relatório a respeito dos relatórios sobre relatórios. O novo relatório recomenda a elaboração de um relatório sobre o relatório sobre os relatórios sobre relatórios.
diamantes - ignobel Paz - Para a empresa SKN (Rússia), pela conversão de munição russa velha em diamantes novos.

0 comentários:

Postar um comentário