terça-feira, 18 de setembro de 2012

Homens preferem mulheres inteligentes

mulher inteligenteassinatura post Segundo o resultado de um estudo coordenado pelo dr. Marcel Zentner, do Depto. de Pisicologia da Universidade York (Canadá), os homens preferem se relacionar com mulheres inteligentes. A beleza e os dons culinários ficaram em segundo plano.
A pesquisa envolveu 12 mil voluntários de ambos os sexo de 30 países diferentes, que classificaram os atributos mais importantes na hora de escolher um parceiro. O resultado demonstrou que os homens modernos se interessam cada vez menos pela aparência física: a inteligência é o aspecto mais importante.
Já entre as mulheres, a preocupação com a beleza do parceiro aumentou. “Nosso estudo sugere que a maior igualdade entre os gêneros pode mudar a forma de como pensamos no sexo oposto. Os homens não precisam mais em ser o único provedor da casa e sobra mais  dinheiro para investir em beleza”, diz Zentner.
“Essa conclusão se choca com a ideia proposta por alguns psicólogos evolucionistas de que as preferências de gênero são determinadas por adaptações evolutivas,  que se tornam biologicamente incorporadas tanto no cérebro masculino como no feminino. Nosso estudo sugere que o aumento da igualdade de gênero na sociedade pode mudar a forma como pensamos sobre o sexo oposto”, conta Zentner.
Outra teoria que contraria esse estudo diz que a atração tem a ver com nossos instintos primitivos. O homem associa a beleza e a juventude à fertilidade, enquanto a mulher procura um parceiro com mais recursos que possibilite melhores cuidados com os filhos.
Há também a teoria que assegura que os homens preferem as ” menos inteligentes”. Uma possível explicação seria que as mulheres mais inteligentes não dão abertura para aproximação e são mais difíceis de ceder às cantadas masculinas. De acordo com a pesquisa, ao lado de mulheres inteligentes, o homem pode se sentir impotente e inseguro. Esse estudo foi divulgado pela Universidade de Texas-Austin (EUA), em maio deste ano.