quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Angus MacGyver volta em forma de robô

robô MacGyverassinatura post O espírito de Angus MacGyver foi levado para um robô. Desta vez não é ficção, mas um robô criado nos EUA para resolver problemas relativamente complexos usando apenas objetos e ferramentas do nosso cotidiano.
MacGyver (Richard Dean Anderson ) é um personagem do “Profissão Perigo”, uma série de TV dos anos de 1980, que escapa de situações perigosas usando apenas objetos ao seu alcance. Ele, por exemplo, pode resolver qualquer situação usando apenas um canivete suíço, que sempre carrega no bolso, um clipe ou até mesmo um pedaço de chiclete. E foi exatamente a partir dessa ideia que os cientistas criaram o robô.
O robô MacGyver é um projeto financiado pela Marinha dos EUA ao custo de 900 mil dólares e realizado por pesquisadores de robótica do  Instituto de Tecnologia da Geórgia .
Na fase inicial do projeto, o robô foi programado para realizar tarefas simples usando determinados objetos. Entre os experimentos propostos estão usar uma cadeira como suporte para alcançar algo que está no alto, escolher uma escada para alcançar as diversas partes de uma estante, empilhar caixas para se apoiar e construir alavancas e pontes usando peças aleatórias. Na fase seguinte, MacGyver deverá ser capaz de combinar essas tarefas quando necessário.
"Queremos entender os processos cognitivos básicos que permitem aos humanos tirar proveito de objetos comuns, encontrados em ambientes normais, e utilizá-los como ferramentas. Conseguiremos isso ao aprimorar algoritmos para robôs que realizam tarefas geralmente impossíveis para as máquinas, porém realizáveis por robôs com ferramentas", disse Mike Stilman, um dos responsáveis pelo projeto. Fontes: aqui e aquie.
Robô MacGyver 1

0 comentários:

Postar um comentário