segunda-feira, 1 de outubro de 2012

HQ recria a vida de Olympe de Gouges

Olympe de Gouges Há quem diga que ela foi a primeira feminista da história. É provável que sim, já que de seus escritos nasceu a "Declaração dos Direitos da Mulher e Cidadã", em 1791. Algo extraordinário naqueles dias: ela se atreveu a sugerir que as mulheres eram iguais aos homens perante a lei. Por isso e por muitas outras questões esteve à frente do seu tempo, o que lhe valeu passar pela quillhotina em emio à loucura da Revolução Francesa.

Olympe de Gouges - Catel Muller  e José-Louis Bocquet Trata-se de Olympe de Gouges (1748 – 1793), jornalista, escritora, dramaturga, feminista, uma das maiores incentivadora da Revolução Francesa, por acreditar que a revolução seria vital para a condição feminina da época. Ledo engano, pois os princípio igualitários propostos pela tríade “Liberté, Égalité et Fraternité” não era aplicado às mulheres, o que a levou a ser condena à guilhotina.
Kiki de Montparnasse Pois bem, parece que a dupla Catel Muller (ilustrador) e José-Louis Bocquet (roteiro) quer se dedicar em produzir uma série biografias em HQs sobre algumas das mulheres que fizeram a história do feminismo. Depois de ter lançado “Kiki de Montparnasse”, chegou a hora da dupla nos oferecer uma detalhada biografia sobre a vida dessa heroína.
O trabalho também trará algumas páginas com pequenas biografias de algunas personagens hitóricos citados na obra, tais como Jean-Jacques Rousseau, Bernardin de Saint-Pierre, Voltaire, Luís XVI, Maria Antonieta, La Fayette, Danton ...
O livro já foi lançado em alguns países europeus, só no sei dizer quando e se será lançado aqui.
Olympe de Gouges 1
Olympe de Gouges 2

0 comentários:

Postar um comentário